Projeto Eleitor do Futuro desperta interesse político em estudantes de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

26/10/2017 - 08:10 - Atualizada em: 26/10/2017 - 15:09

Desmitificar mitos que rondam o sistema de votação durante as eleições e instigar os adolescentes a se interessar pela política são os objetivos do projeto Eleitor do Futuro, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul, a primeira ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (25) com os estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio do Senai.

A visita às escolas tenta formar os futuros eleitores, fazendo-os pensar além do ato de votar. São propostas reflexões relacionadas à temática da cidadania e sua importância em regimes democráticos. O chefe de cartório do município, Eduardo Arbigaus, explica que os alunos podem ter uma noção de como é o trabalho da Justiça Eleitoral, saber como funciona a contagem dos votos nas eleições e tirar dúvidas sobre a conhecida Lei da Ficha Limpa.

Os estudantes também participam de uma simulação de eleição para terem a experiência do primeiro voto. “É necessário mostrar para os jovens a importância de manifestar sua opinião e participar da vida política”, comenta Arbigaus.

Além de conhecer o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral, alunos tiveram a experiência de votar em
um urna eletrônica | Foto Eduardo Montecino/OCP

O simples contato com assuntos relacionados ao sistema político brasileiro mudou a visão de alguns estudantes. “Foi muito interessante. Nós não somos obrigados a votar no ano que vem, mas temos esse direito e podemos fazer a diferença. O futuro do país depende disso”, enfatiza a estudante Alexia Spricigo, 17 anos.

Ela e as amigas, Gabriela Feretti, 16, e Gabriela Vozniack, 17 anos, contam que durante um trabalho da disciplina de sociologia conheceram melhor o sistema eleitoral brasileiro e ficaram surpresas com o grande número de partidos existentes. “A política no país está muito abandonada e não temos essa noção. Antes, não me preocupava tanto, mas precisamos pesquisar e saber o que está acontecendo para definir um posicionamento”, aponta Gabriela.

A aluna também mudou de ideia e decidiu que irá votar nas próximas eleições, pesquisando o histórico dos candidatos e avaliando suas propostas. A necessidade de cultivar a consciência política foi destacada por Alexia. “Nas propagandas eleitorais, os candidatos tentam persuadir a população com piadas e brincadeiras, sem apresentar suas ideias e como podem contribuir para o desenvolvimento. Precisamos de alguém sério, que realmente queira fazer do país um lugar melhor e não tirar proveito das vantagens oferecidas aos políticos”, analisa.

“Nas propagandas eleitorais, os candidatos tentam persuadir
a população com piadas e brincadeiras, sem apresentar suas ideias e
como podem contribuir para o desenvolvimento. Precisamos de alguém sério,
que realmente queira fazer do país um lugar melhor e não tirar
proveito das vantagens oferecidas aos políticos.”
Gabriela Vozniack

 

Projeto volta no ano que vem

As ações do Eleitor do Futuro nas escolas serão retomadas no ano que vem, em virtude da agenda dos profissionais que está focada no cadastramento biométrico. As próximas visitas devem acontecer no mês de março e podem ser agendadas por meio do e-mail ejesc@tre-sc.jus.br ou pelo telefone (47) 3275-1183.

Reta final para a biometria

A atualização obrigatória do título de eleitor nos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá encerra no dia 7 de dezembro. Até lá, 30% dos eleitores jaraguaenses ainda precisam passar pela revisão. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é chegar aos 80% de adesão. Corupá já atingiu o mínimo esperado pelo órgão.

Perto do prazo final, o chefe de cartório Eduardo Arbigaus orienta os eleitores de Schroeder, inclusos recentemente ao cartório de Jaraguá do Sul, a aguardar para revisar seu cadastro no ano que vem, considerando que para eles a atualização não é obrigatória. “Nos próximos dias estaremos recebendo a demanda de Jaraguá e Corupá que ainda não fez a biometria, a tendência é que a procura aumente. Em Schroeder, a intenção é abrir um posto de cartório no ano que vem para facilitar o atendimento”, explica.

Para quem ainda não atualizou o cadastro, o TRE disponibilizou o número 0800 647 3888 para agendamento dos horários, que também pode ser feito pelo site do órgão, clicando em “Eleitor” e “Agende seu Atendimento”. O processo evita que a população espere na fila para passar pelo procedimento.