AMA: Cartões de Natal ganham forma pelas mãos de voluntárias

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/11/2016 - 07:11

Todas as tardes, em uma das salas da Associação de Amigos do Autista (AMA), mulheres se reúnem para confeccionar cartões com mensagens de felicitações. Ao decorrer da semana, cerca de 100 voluntárias chegam a passar pelo local e dedicar algumas horas para ajudar a instituição.

A produção de cartões acontece há mais de 12 anos e arrecada recursos para gastos de manutenção, pagamento de funcionários e despesas de luz e água da entidade. Em 2015, a venda para lojas e empresas geraram R$ 85 mil de lucro à AMA. Foram 2.056 cartões para lojas e 32.820 para empresas. Apenas nessa época do ano, em virtude do Natal e Ano Novo, os pedidos aumentam em 100%. “É a nossa segunda maior demanda, ficando atrás dos cartões de aniversário”, observa a auxiliar administrativa da associação, Tatiane Prestes.

IMG_0639

A preparação para a data começa em setembro. Para a voluntária Suzi Velasque, que ajuda a criar os cartões desde o início do projeto, acompanhar o sucesso do grupo é motivador. “Sou mãe de um autista, que estuda aqui, e sei das necessidades do local e porque nosso trabalho é tão importante. Aqui eu gosto de fazer de tudo, recortar, colar, cada uma é livre para escolher a função em que mais se adapta”, comenta. No começo, ela lembra que somente seis mulheres ajudavam na confecção.

O papel utilizado para produção é feito na própria entidade, reaproveitando folhas recicláveis doadas por indústrias, escritórios e gráficas. O mesmo acontece com os botões, laços, e demais enfeites aplicados sobre os papeis. “São 300 folhas que fazemos todas as quartas-feiras, a cada uma, quatro cartões são confeccionados”, relata coordenadora do grupo, Eliete da Silva.

IMG_0623

Quatro voluntárias ficam responsáveis somente pela criação dos modelos para o mostruário, que é levado para os estabelecimentos da cidade. “Os cartões conseguem alavancar a arrecadação da instituição, que também é mantida por convenio com as prefeituras de Jaraguá e Schroeder, além das doações”, destaca Tatiane. A maioria das empresas, segundo a auxiliar, fecham encomendas anuais para os cartões que são distribuídos ao longo dos meses.

IMG_0605

Quem tiver interesse em encomendar os cartões ou se voluntariar, pode entrar em contato com a AMA pelo número 3370-1555.