Problemas com morcegos em sua casa? Saiba o que fazer

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

22/05/2019 - 17:05 - Atualizada em: 22/05/2019 - 17:50

A convivência entre humanos e morcegos em áreas urbanas tem se tornado algo cada vez mais frequente, devido à quantidade de alimentos e abrigos disponíveis. Essa proximidade também pode trazer consequências desagradáveis como mau cheiro, ruídos e até mesmo mordidas.

Geralmente, os morcegos encontrados nas cidades são aqueles que se alimentam de insetos e algumas espécies como aranhas e centopeias. Eles costumam se abrigar em locais escuros e relativamente úmidos. Pequenas aberturas em construções já são suficientes para permitir o seu acesso aos abrigos.

Segundo orientação da Vigilância Epidemiológica de Indaial, caso uma pessoa seja mordida por morcego, deve procurar imediatamente um posto de saúde. Se for encontrado um morcego doente ou morto, a recomendação é levá-lo até a unidade de Vigilância Epidemiológica do seu município, sempre buscando evitar o contato direto das mãos com o animal.

Para aqueles que possuem animais de estimação, cachorros ou gatos, o ideal é providenciar a vacina contra a raiva para impedir que sejam contaminados.

Como retirar morcegos da sua casa

  • Observe onde estão localizados. A presença de suas fezes, chiados e ruídos podem auxiliar a encontrá-los;
  • Verifique os espaços abertos por onde eles saem e entram, e os horários em que isso ocorre;
  • Vede de modo permanente as demais aberturas existentes, deixando somente aquelas utilizadas pelos morcegos;
  • Aguarde, no horário estabelecido, a saída dos morcegos e feche essas aberturas com material provisório (jornais ou panos). Os morcegos que saírem estarão impossibilitados de retornar aos abrigos. No mesmo horário do dia seguinte, retire o material provisório, permitindo a saída dos que tenham, eventualmente, permanecido no abrigo;
  • Feche definitivamente as aberturas de entrada e saída dos morcegos;
  • Juntas de dilatação dos prédios devem ser vedadas com material apropriado.

Quer receber as notícias no WhatsApp?