Às 8h30 de quarta-feira (20), a Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município.
Cinco profissionais do Hospital São José foram escolhidos para receber as primeiras doses. O prefeito Antídio Aleixo Lunelli abriu o ato simbólico agradecendo o trabalho que vem sendo feito pelos profissionais da saúde no enfrentamento à doença.
“É um momento muito especial, pois começamos a imunizar quem está cuidando da saúde das pessoas do nosso município, depois de dez meses dessa pandemia que abalou o mundo”, declara Lunelli.
O médico clínico geral Cristóvão Baptista, de 61 anos, foi o primeiro imunizado em Jaraguá do Sul. Atuando há 35 anos na região, o médico disse estar muito emocionado.
"Fico orgulhoso em fazer parte desse dia histórico. As vacinas são um meio eficaz e seguro no controle de doenças infecciosas há muitos anos, e vejo o início da imunização como uma forma eficaz de conter essa pandemia", destaca.
Em seguida, foram vacinadas quatro mulheres. A fisioterapeuta Beatriz Bauer Kirsten, a técnica de enfermagem Iracema Soul, a enfermeira Ananda Viecieli Fernandes e a auxiliar de higienização da UTI Covid Odalkys Del Valle Martinez Rausseo.

A venezuelana Odalkys Rausseo, que mora no Brasil há dois anos e há nove meses em Jaraguá do Sul, disse estar feliz por ser a primeira do setor de higienização a ser imunizada contra a Covid-19.
“Eu só quero que a vacina chegue logo para todas as pessoas e assim possamos acabar com esta pandemia. Todos queremos que isso acabe”, aponta.
O município de Jaraguá do Sul recebeu nesta primeira etapa 1.322 doses da vacina, sendo que 1.195 serão aplicadas nos profissionais da saúde e 127 doses serão destinadas aos idosos que residem nos asilos existentes no município.
As vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho destes profissionais e os idosos receberão as equipes de imunização nas instituições em que residem.
Guaramirim
Em Guaramirim, a vacinação contra o coronavírus começou na tarde de terça-feira (19). O município recebeu 198 doses do Governo do Estado.
As primeiras doses foram aplicadas em três profissionais que trabalham no Centro de Triagem desde o primeiro dia dos atendimentos, em 15 de abril de 2020.
São eles: a enfermeira Cheila Magali Lottermann da Silva, a médica Carmem Luiza Lucht Gascho e o técnico de enfermagem Matheus Augusto Modesto Nascimento.

Para o prefeito, Luis Antônio Chiodini, esse é um momento muito aguardado por todos.
“Hoje, com satisfação, fizemos a imunização desses profissionais como forma de agradecimento e honra aos trabalhos realizados e a partir de amanhã os demais profissionais da linha de combate ao Covid-19 serão vacinados. É o começo da nossa vitória”, diz.
A Secretaria de Saúde agora segue com a imunização dos profissionais que atuam diretamente no combate do coronavírus no Hospital Santo Antônio, Centro de Triagem e no Samu.
Corupá
A Prefeitura de Corupá recebeu na terça-feira (19), 80 doses da vacina contra a Covid e já começou a imunizar o público prioritário que será composto, inicialmente, por funcionários do setor que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.
A enfermeira Isolete Steciuk Ratico, que trabalha há 26 anos na Secretaria, foi a primeira a receber a vacina.

“Me sinto muito feliz em receber a dose e fazer parte dessa história. O vírus trouxe tristeza para muitas famílias e vejo a vacina como o retorno à liberdade para todos nós”, comenta.
De acordo com a secretária de Saúde, Franciesca Lunelli, após a imunização da primeira paciente, o processo de vacinação segue com os demais trabalhadores do setor.
Massaranduba
Técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde de Massaranduba desde 2013, Nereli Terezinha Marcansoni foi a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus no município.
O prefeito Armindo Sesar Tassi e a secretária de Saúde de Massaranduba, Carina Ruth Friedemann Stolf, acompanharam o momento histórico que ocorreu ainda na tarde de terça-feira (19).

Sempre com muito cuidado e empenho, Nereli recebe todas as pessoas no Ambulatório da Covid-19 de Massaranduba desde o primeiro dia de funcionamento e só se ausentou do trabalho quando foi diagnosticada com coronavírus.
Massaranduba recebeu 90 doses de Conaravac. Conforme o prefeito, com esse número de imunizantes, o município vai vacinar primeiramente os profissionais da saúde.
Schroeder
A vacinação em Schroeder foi iniciada na tarde de terça-feira (19), com a imunização da técnica em enfermagem Lucia Kersten Bruhmuller, que atua na Secretaria de Saúde do município.
O processo de aplicação das 92 doses recebidas nesta primeira remessa continua com os demais profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Quando receber mais vacinas, a Prefeitura pretende disponibilizar três salas de imunização ao público.