Previsão de chuva forte e muito frio para Florianópolis

Segunda-feira (29) amanhece com nuvens na Grande Florianópolis | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/08/2018 - 10:08

Vem frio e chuva forte por aí. Os serviços de meteorologia já estão anunciando que a partir desta sexta-feira (24) o tempo na região da Grande Florianópolis será marcado por muita instabilidade, com possibilidades de tempestades de granizo e ventos fortes.

A Defesa Civil estadual já começou a emitir alertas para a manhã desta sexta-feira. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas devem despencar a partir do início da noite e madrugada.

Para o sábado (25) e domingo (26), há até possibilidade de neve ou chuva congelada na Serra. Na Grande Florianópolis, para esta sexta-feira os termômetros devem oscilar entre 16°C e 22°C, mas já para o sábado devem cair para 9°C e 21°C. Domingo mais frio ainda, com a mínima chegando a 7°C e a máxima não passando de 20°C.

Confira a previsão da Epagri/Ciram para SC

Sexta-feira (24)

Tempo: instável com condição de chuva e tempestades com granizo e ventania no decorrer do dia, em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, diminuindo na tarde e noite.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sudoeste no fim do dia, fraco a moderado com intensas rajadas de noroeste e associadas à temporais.

Sistema: avanço da frente fria para SC.

Sábado (25)

Tempo: condição de tempestades no início da madrugada, melhorando com sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. Apenas o oeste e sul de SC, permanecem com céu encoberto e condição de chuva fraca em alguns momentos.

Temperatura: declínio acentuado durante o dia, com o avanço da intensa massa de ar polar para o Estado. A combinação do frio com a umidade favorece a condição de neve/chuva congelada na serra, na tarde e noite. No Oeste e Meio-Oeste, áreas próximas ao RS, também há condição de chuva congelada, nesse período. (ver Aviso).

Vento: sudoeste, moderado a forte com intensas rajadas, principalmente no sul e Litoral, devido a um ciclone extratropical próximo à costa do RS.

Sistema: frente fria se afasta de SC e uma intensa massa de ar polar avança pelo oeste do Sul do Brasil.

Domingo (26)

Tempo: ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: declínio acentuado na madrugada e noite, com mínimas próximas de 0°C e negativas, e geada nas áreas altas do Estado, devido à massa de ar polar em SC. No início da madrugada condição de neve/chuva congelada na serra.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (27)

Tempo: ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e noite, com mínimas próximas de 0°C e negativas, e geada ampla, devido à atuação da massa de ar polar em SC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (28)

Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte de SC.

Temperatura: baixa na madrugada, ainda com chance de geada nas áreas do Estado, devido à atuação da massa de ar polar em SC. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Tendência de 29 de agosto a 07 de setembro de 2018

Nos dias 30/08 e 01/09 volta a ter chuva em SC, devido à passagem de outra frente fria pelo Estado e atuação de um sistema de baixa pressão. A temperatura sobe pouco no período e declina novamente a partir do dia 02/09, com o avanço de outra massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

 

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?