Prefeitura realiza Mutirão de Microchipagem gratuita no Parque Guarani neste domingo

Por: Elissandro Sutil

13/05/2022 - 15:05 - Atualizada em: 13/05/2022 - 15:23

Neste domingo (15/5), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), realiza um Mutirão de Microchipagem no Parque Guarani. Apenas moradores do bairro podem levar seus animais de estimação para aplicação do microchip, que ocorre das 8h às 17h, na Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem (avenida Evangelista Justino Espíndola, 125).

Para participar do mutirão, o tutor precisa apresentar documento oficial (RG ou CNH) e um comprovante de residência do bairro. O atendimento é por ordem de chegada e gratuito. A ação conta com o apoio do curso de medicina veterinária da UniSociesc.

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Cães e gatos podem ser microchipados. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse animal escapar, é possível localizar seu tutor.

Segundo Elisabet de Sousa Mendes, gerente do Centro de Bem Estar Animal (CBEA) da Sama, depois do animal receber o microchip, ele pode entrar em uma fila para ser castrado, caso se enquadre nos critérios necessários. As informações sobre castração gratuita estão disponíveis no site da Prefeitura.

“O ideal é que todos os cães e gatos da cidade sejam microchipados. Assim, a Prefeitura saberá a quantidade de animais que temos em Joinville e poderá criar, com mais precisão, políticas públicas para essa área”, explica a gerente.