Prefeitura de Jaraguá padroniza limite de velocidade em mais duas ruas

Por: Elissandro Sutil

21/09/2017 - 06:09

Mais duas lombadas eletrônicas de Jaraguá do Sul foram substituídas por faixas elevadas. As obras aconteceram nesta quarta-feira (20), nas ruas Coronel Procópio Gomes, em frente ao Centro Educacional Canguru, e na Marina Frutuoso, próximo a escola estadual Valdete Piazera Zindars. Durante as horas de trabalho, o trânsito foi interrompido nas vias e desviado pelas laterais. Nos locais, a velocidade máxima permitida passou de 40 km/h para 60 km/h. Na sexta-feira (22), a troca dos equipamentos ocorrerá na rua José Theodoro Ribeiro, no bairro Ilha da Figueira, em frente a escola estadual Lilia Ayroso Oechsler. A rua Manoel Francisco da Costa, no bairro João Pessoa, também receberá a obra ponto próximo a escola municipal Machado de Assis.

A substituição já foi feita na rua Jorge Czerniewicz, bairro Czerniewicz, e em outro ponto da José Theodoro Ribeiro. A padronização da velocidade máxima nas ruas do município em 60 km/h e implantação das faixas elevadas foi uma determinação do prefeito Antídio Lunelli. “Os motoristas terão que reduzir a velocidade nas faixas elevadas, mas não haverá mais a multa como ocorria anteriormente com os equipamentos eletrônicos, em caso de excesso de velocidade”, observa Lunelli.

Neste ano, foram registradas em média 1,9 mil infrações por mês nos pontos de fiscalização eletrônica com limite de 40 km/h. Em 2016, o número passava das 2,7 mil por mês. De acordo com o diretor de Trânsito, Irio Riegel, os equipamentos eletrônicos retirados destes locais não serão realocados. A construção das faixas custa aproximadamente R$ 13 mil.

No início do ano, 17 pontos contavam com a fiscalização por foto sensor. Com as obras realizadas e a programação de sexta, apenas duas ruas ficam com radares de 40km/h. “Nesses pontos vamos ter que estudar. Pela posição geográfica, não posso simplesmente eliminar o radar e construir a faixa”, disse Riegel. O setor de Trânsito contabiliza cada lado da via como um ponto diferente.

 VEJA TAMBÉM: Setor de trânsito de Jaraguá pretende padronizar velocidade nas ruas centrais em 60 km/h