Prefeitura de Joinville inicia o Serviço de Residência Inclusiva

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 22/01/2018 - 11:38

Joinville passa a contar com o Serviço de Residência Inclusiva, oferecido pela Secretaria de Assistência Social (SAS).
O serviço atende homens e mulheres, com idade entre 18 e 59 anos, com deficiência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou extremamente fragilizados e que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
O atendimento será feito pelo Instituto Priscila Zanette , entidade conveniada com a Secretaria de Assistência Social. Segundo informações da Prefeitura de Joinville, o investimento anual será de R$ 354 mil. A sede da Residência Inclusiva está localizada na rua Capinzal, bairro América. O Instituto Priscila Zanette manterá no local equipe especializada e com metodologia adequada 24 horas por dia, para prestar atendimento personalizado e qualificado.
A equipe é formada por coordenadora, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, oito cuidadores (sendo quatro técnicos em enfermagem), cozinheira, serviços gerais, motorista e auxiliar administrativo.
“A proposta é que essas pessoas vivam em comunidade, que possam progressivamente recuperar a autonomia e romper a barreira do isolamento”, explica Fábio Luiz Oliveira, diretor executivo da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Fábio Oliveira lembra que a ativação desse serviço representa uma grande conquista para Joinville e para os servidores que atuam nessa área. “É uma luta que vem desde 2011”, reforçou.