Prefeitura de Joinville assina financiamento para construção da ponte do Adhemar Garcia

Apesar do financiamento, não há data prevista para o início da obra | Imagem Divulgação

Por: Windson Prado

26/09/2018 - 06:09 - Atualizada em: 26/09/2018 - 11:28

A Prefeitura de Joinville assina nesta quinta-feira (27) o contrato de 40 milhões de dólares que serão aplicados na construção da Ponte Joinville. Ela ligará os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, formando um corredor de tráfego entre as zonas Leste e Sul de Joinville.

O contrato será assinado com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) às 16 horas, na Galeria dos Prefeitos. A formalização será feita pelo prefeito Udo Döhler, pelo presidente executivo do Fonplata, Juan Henrique Notaro Fraga, pela gerente de operações do Fonplata, Luciana Botafogo, e pela procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib de Souza e Silva.

O contrato de empréstimo leva o número BRA-018/2017 e integra o Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville. A formalização do contrato foi precedida por estudo de concepção desenvolvido pela Prefeitura, aprovação da carta consulta ao Fonplata com aval da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e aprovação pelo Senado Federal.

A obra

Trata-se de uma ponte com 960 metros de comprimento e 23 metros de largura, considerada de vital importância para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste, que atualmente é feita apenas pela Ponte do Trabalhador, no bairro Guanabara, ou pela região central.

O projeto executivo já foi contratado e está em desenvolvimento com acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura Urbana. Após assinatura do contrato começa a contar o prazo de até 180 dias para a efetivação do primeiro desembolso para pagamento do projeto executivo.

A etapa final para início efetivo da construção da ponte é o lançamento pela Prefeitura de Joinville do edital de licitação pública internacional.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?