Prefeitura de Joinville anuncia construção de Vila da Saúde no Jardim Sofia

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

28/09/2022 - 18:09

Nesta quarta-feira (28), a prefeitura de Joinville entregou a ordem de serviço para o início construção da nova Vila da Saúde – Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Sofia.

O ato aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Sofia, com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin.

 

 

Também prestigiaram secretários municipais, vereadores, servidores da Secretaria da Saúde (SES), além de lideranças e representantes da comunidade.

A nova sede será construída em terreno próprio da Prefeitura e vai substituir o equipamento atual, instalado em um imóvel alugado. Além da economia que vai gerar ao município, a nova estrutura vai ampliar a capacidade de atendimento.

A Vila da Saúde – UBSF Jardim Sofia terá área total de 819,4 m² e contará com o atendimento de cinco equipes de Saúde da Família.

Além disso, terá três consultórios odontológicos, salas de acolhimento, imunização, triagem, farmácia, procedimentos, curativos, reuniões de grupo dos agentes comunitários, ambientes de apoio e instalações totalmente acessíveis.

Já na área externa, será construída a Vila da Saúde com espaços para a prática de atividades físicas, pista de caminhada, academia ao ar livre, horta e playground, visando a promoção da saúde em locais físicos adequados e devidamente equipados.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, a nova UBSF Jardim Sofia é mais uma unidade que segue o conceito de Vila da Saúde, com espaços modernos e acessíveis, garantindo ambiente adequado para os profissionais prestarem serviços de qualidade e promovendo a saúde da comunidade.

“Atuar na prevenção é muito melhor do que trabalhar depois, no tratamento das doenças. E a Vila da Saúde permite justamente isso, com pistas de caminhada, espaços para atividades coletivas que permitem à comunidade a socialização e a busca por orientações importantes para a prevenção e manutenção da saúde”, declarou o prefeito.

Reforçando a importância do capital humano, o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke destacou como diferencial da UBSF Jardim Sofia o trabalho já desenvolvido na área de práticas integrativas e complementares, sendo pioneira na implantação de soluções de promoção à saúde.

Para Kolaceke, a construção da nova unidade vai possibilitar a manutenção e a ampliação desse serviço, trazendo ganhos para os profissionais e para a comunidade.

“Esse é um conceito muito importante e que trabalhamos para expandir a toda rede de saúde, evitando o adoecimento da população e a busca por atendimento apenas em momentos que existam problemas de saúde agravados. A nova estrutura vai trazer dimensionamento extra que o serviço precisa para atender à comunidade local.”

O investimento total da obra será de R$ 3.729.802,64, sendo R$ 1 milhão advindo de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo Coelho. O trabalho será executado pela AZ Construções Ltda, empresa vencedora da licitação.