Prefeitura de Jaraguá retoma campanha de castração gratuita para animais

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/05/2017 - 08:05

Por Dyovana Koiwaski | Foto: Eduardo Montecino

No começo de maio, a Prefeitura de Jaraguá do Sul deu sequência ao serviço de castração gratuita para cadelas e gatas, implantado no ano passado. O programa é destinado às famílias de baixa renda que recebem auxílio de programas sociais e organizações não governamentais (ONG) de proteção aos animais.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, serão realizados 40 procedimentos por mês, sendo distribuídos igualmente entre três clinicas veterinárias do município. Mensalmente, o investimento será de R$ 10 mil. “Devido à troca de gestão, o programa demorou alguns meses para ser retomado, no entanto, essa demanda será diluída ao longo do ano, conforme formos avançando com as castrações”, explica Fischer.

Leia mais: Mundo Pet: conheça os benefícios da castração precoce

Leia mais: Diarista cuida de mais de 160 cachorros

As ONGs têm direito a 10% do número de castrações realizadas por mês pela Secretaria. Para solicitar o serviço, é necessário realizar uma inscrição pela Ouvidoria do SUS da Prefeitura, através do telefone 0800-642-0136 e informar dados pessoais, endereço completo e número de cães e gatos que pretende castrar. Não há um limite de animal cadastrado por família no programa.

cachorro sendo chipado - em

Programa também inclui a chipagem das cadelas e gatas | Foto: Eduardo Montecino

Com o cadastro e avaliação social já efetuada, o veterinário do setor irá visitar a residência para entregar à família um documento autorizando a castração e verificar a condição do animal antes do procedimento. O solicitante deve levar o animal para a clínica indicada dentro de 30 dias. A cadela ou gata fica internada na clínica para recuperação, após passar pela cirurgia, e recebe também medicação e vacinas antes de ser liberada.

Além da castração, que auxilia no controle populacional, Fischer enfatiza que é feito o serviço de chipagem dos animais que passam pelo programa, facilitando o encontro deles em casos perda ou fuga. “Há estudos que indicam que uma cadela pode gerar indiretamente ou diretamente 66 mil cães ao longo de seis anos. E se durante seis anos realizarmos 100 castrações a cada doze meses, evitaremos o nascimento de 6,7 mil novos cães”, salienta o diretor.