Em uma parceria da Secretaria de Administração e de Assistência Social e Habitação, a Prefeitura de Jaraguá do Sul está realizando um mutirão de limpeza embaixo das pontes da cidade.

Entre os objetivos estão o de evitar o crescimento da população em situação de rua e o outro de manter esses locais limpos e seguros. Ao mesmo tempo em que o mutirão é realizado, a Prefeitura de Jaraguá do Sul está ampliando o número de vagas na Casa de Passagem, estrutura onde são abrigadas as pessoas que temporariamente não têm para onde ir.

Lá elas recebem alimentação, dormem, fazem as rotinas de higiene e recebem assistência de uma equipe especializada. Em alguns casos, inclusive, são encaminhadas ao mercado de trabalho.

Para o secretário de Assistência Social, André Ferreira, esse trabalho tem um impacto preventivo contra o aumento da população de rua, tanto de moradores locais quanto vindos de outras cidades do país.

“A Prefeitura oferece programas de suporte a quem precisa temporariamente, até que possa recomeçar. A administração não vai fechar os olhos para este problema que precisa ser encarado de frente. Rua não é um lugar apropriado para ninguém viver. Temos algumas limitações legais porque em alguns casos há pessoas que se negam a receber ajuda, porém, vamos fazer tudo o que tiver a nosso alcance”, diz.

Foto: Divulgação

Segundo o diretor de Administração, Harryson Passig, a operação envolveu sete pontes: a da Rede Feminina, Abdon Batista, Olavo Marquardt, Desembargador Mario Rau, Maria Cristina Vailatti, Zanghelini e do Curtume.

Nos locais onde as equipes do Social e de limpeza passaram foram retirados colchões, móveis e grande quantidade de lixo. Já nos locais considerados sensíveis serão instaladas placas orientando sobre a proibição de instalação para moradias, além da orientação para que quem precise procure os serviços da Assistência Social.

*Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul