Atenta aos casos que voltaram a aparecer no país nos últimos meses, a Prefeitura de Gaspar está intensificando a vacinação contra o sarampo no município. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade contam com doses em estoque para garantir a imunização da população.

A recomendação é que pessoas de 12 meses até 29 anos recebam duas doses da vacina tríplice viral. Pessoas com idade entre 30 e 49 anos devem providenciar a aplicação de uma dose da mesma vacina.

Sintomas da doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela tosse, fala e espirro, e considerada extremamente contagiosa. A vacina é a única forma de prevenção.

As manifestações iniciais da doença são febre alta acima de 38,5ºC, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e depois se espalham pelo corpo, tosse, coriza e manchas de koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).

Você vai viajar? Então fique atento!

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, quatro casos foram registrados em Santa Catarina, com origem no estado de São Paulo, entre os dias 17 e 31 de julho.

Por isso, antes de fazer qualquer viagem, principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, onde há surto ativo de sarampo, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacinação seja feita 15 dias antes da data prevista da viagem.

Quer receber as notícias no WhatsApp?