Por convite da prefeitura de Florianópolis, poder público e sociedade reuniram-se para tratar da revitalização urbana e eliminação de pontos de descarte irregular de lixo.

A primeira área a ser transformada será no acesso à Capital, na altura do viaduto da Josué di Bernardi, limite com São José. O encontro ocorreu  esta semana no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Capoeiras.

 “O problema é maior do que muita gente está percebendo: estamos perto do verão com risco de epidemia, precisamos conter os focos do mosquito Aedes aegypti”, propôs a diretora de Operações da Comcap, Nilda Oliveira.

André Grippa, gerente do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que dos 490 focos do mosquito registrados em Florianópolis, 395 são no continente e 135 justamente na região de Capoeiras. Há outros 700 focos no município de São José.

Não por coincidência, é justamente nessa região onde concentram-se os pontos de descarte irregular de resíduos.

Foto Divulgação/Comcap

Eliminar pontos de lixo

Na ocasião, a gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos da Comcap, Karina da Silva de Souza, apresentou o pré-projeto para erradicar os pontos de descarte irregular por meio de ações intersetoriais.

O conceito é revitalizar e ocupar com lazer e agricultura urbana os mais de 160 pontos onde hoje é feito o descarte inadequado de resíduos de grande volume, como móveis e aparelhos descartados, pneus, autopeças, restos de poda e entulho.

Também criar o programa Freteiro Legal para certificar os transportadores informais que trabalham com recolhimento de resíduos volumosos.

“A pessoa hoje pensa em se livrar de um problema ao dar que levem um sofá ou outro móvel, mas cria outro problema logo ali adiante, para seus vizinhos e para a cidade.  Com o Freteiro Legal o cidadão terá a garantia de entregar a alguém cadastrado que dará destino adequado aos resíduos volumosos” completou Karina da Silva de Souza.

Destino adequado

A Comcap vai ampliar a rede de três para 10 Ecopontos, que é o local adequado para entregar os resíduos volumosos. Em Capoeiras, a Comcap mantém o local aberto todos os dias da semana, das 7h às 19h.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?