Prefeito de Itajaí diz que cidade vai usar aplicações de ozônio pelo ânus para tratar casos de Covid-19

Por: Pedro Leal

04/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 04/08/2020 - 11:53

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), sugeriu em transmissão nesta segunda-feira a aplicação de ozônio pelo ânus para pacientes que apresentem sintomas do novo coronavírus (Covid-19).

“Até o final dessa semana eu quero poder estar iniciando essa outra nova etapa que vai se somando com as outras medidas que estamos fazendo”, afirmou Morastoni.

O prefeito explica que Itajaí se inscreveu no Conep (Conselho Nacional de Ética e Pesquisa) para entrar no protocolo nacional de pesquisa do ozônio. Morastoni ainda cita outros tratamentos como a cânfora, ivermectina e azitromicina.

O tratamento será disponibilizado apenas para casos positivos e sintomáticos da Covid-19. Segundo o prefeito, o ozônio tem um “resultado excelente” contra a doença.

Uma pesquisa nos portais Google Scholar, Academia.Edu e da revista médica Lancet não encontrou literatura que apontasse a eficácia, no entanto, ainda não há a definição do local que servirá como laboratório para a atividade. O prefeito sugere que funcione no antigo pronto atendimento do Hospital São Vicente.

Tratamento da doença

O município tem se destacado pela oferta de tratamentos polêmicos contra o vírus: além do tratamento retal com ozônio, o município tem oferecido tratamento profilático com ivermectina, que já foi retirada por 126.238 pessoas até quinta-feira (30).

Ao todo, foram distribuídos 1.584.455 comprimidos do medicamento.

Quem já tomou a primeira dose, pode retirar a segunda e a terceira doses da medicação em qualquer unidade de saúde ou no Centreventos mediante apresentação da receita médica.

O tratamento com ivermectina é mais uma estratégia de Itajaí no enfrentamento à Covid-19. Além das 126 mil pessoas que aderiram à medicação, outras 60.869 já retiraram a segunda e terceira doses para dar continuidade ao tratamento.

Dos 3.648 casos confirmados de coronavírus em Itajaí, 2.969 estão recuperados, 531 estão em isolamento domiciliar, 43 estão internados e 105 morreram.

Assista ao pronunciamento em que ele fala sobre o assunto

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul