Prefeito de Araquari adota medida emergencial e põe fim ao convênio com a Casan

Por: Gabriel Junior

19/03/2018 - 10:03 - Atualizada em: 19/03/2018 - 11:07

Na manhã de sexta-feira (16), o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, concedeu entrevista coletiva em seu Gabinete, anunciou a futura criação da Águas de Araquari e assinou o contrato emergencial com a empresa ESAC Saneamento. A medida põe fim ao convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que atuava na cidade há 43 anos.

Com a medida, a ESAC irá absorver toda a demanda de serviços prestados até então pela Casan. A empresa atua a mais de 20 anos no mercado e está presente em pelo menos oito Estados brasileiros, entre eles São Paulo e Rio de Janeiro. Em Araquari, a empresa irá atuar com 30 funcionários. De acordo com o consultor administrativo Flavio Boldt, uma das ações será a implantação de dois pontos de atendimento à população, um no Centro e outro no Itinga, além da redução de 2% no valor da tarifa já na primeira medição.

Durante entrevista, o chefe do Executivo explicou os motivos que levaram o governo municipal decretar a retomada da gestão da água e saneamento no Município. “Para tomar essa decisão, nós ouvimos a comunidade, ouvimos as redes sociais. O que nós estamos fazendo, muitas gestões tinham vontade, mas por um motivo ou outro não foi possível. Agora, é hora de trabalhar e fazer com que o munícipe receba água de qualidade em casa e que tenha acesso a saneamento básico.”

O primeiro passo para o rompimento foi dado no último dia 12, com a assinatura do decreto 49/2018. Após a notificação, realizada no dia 15, a companhia tem o prazo de cinco dias para realizar a entrega dos equipamentos ou entrar com recurso. Entretanto, com a assinatura do contrato, em caráter emergencial, a empresa ESAC Saneamento aguarda somente a ordem de serviço para iniciar os trabalhos na cidade.

*Com informações da assessoria de imprensa