Praias de Canasvieiras e Jurerê estão totalmente próprias para banho após quatro semanas consecutivas de resultados positivos

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/02/2023 - 09:02 - Atualizada em: 01/02/2023 - 12:05

O novo relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) traz uma melhora significativa na balneabilidade das praias de Florianópolis. Dos 87 pontos analisados, 64 foram considerados próprios para banho, ou seja, 73% de positividade.

Fazendo um recorte no Norte da Ilha, a melhora foi ainda mais significativa: todos os pontos das Praias de Canasvieiras, Jurerê, Santo Antônio, Cacupé e Cachoeira do Bom Jesus foram considerados próprios para banho. Conforme o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a melhora já era esperada.

Foto: Divulgação

“Nós já vínhamos falando há semanas que a chuva de dezembro e início do ano influenciaram muito nos resultados coletados. Desde então, há 4 semanas já vínhamos recebendo resultados balneáveis mas que dependiam de 4 análises seguidas. Se a periodicidade das análises já tivesse aumentado, já estaríamos com as praias próprias em semanas anteriores”, explicou Topázio.

Na Praia dos Ingleses, uma das principais de Florianópolis, houve mais um ponto, dos 7 coletados, que ficou próprio. Outros 4 pontos que ainda permanecem impróprios na praia podem voltar a ficarem balneáveis depois de mais uma medição positiva.

Nas próximas semanas, o IMA deve aumentar a frequência das medições para que a Prefeitura possa aumentar o monitoramento nas praias através do programa PACTO pelo SANEAMENTO.