População deve ficar atenta aos sinais de um possível deslizamento, alerta Defesa Civil de Jaraguá do Sul

Foto Adilson Amorim/OCP News

Por: Elissandro Sutil

25/01/2021 - 16:01 - Atualizada em: 25/01/2021 - 16:38

Jaraguá do Sul registrou mais de 120 mm de chuva acumulada nas últimas 72 horas, anteriores a esta segunda-feira (25). Com isso, equipe da Defesa Civil do município entra em estado de alerta e pede atenção da população.

“A nossa maior preocupação hoje [segunda-feira] seriam os deslizamentos, foi muita chuva, o solo está encharcado. Tivemos um deslizamento no bairro João Pessoa, no Amizade e também no São Luís, que foi um pouco grave”, relata o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle.

Durante a segunda-feira, a equipe de trabalho esteve no bairro Rio Molha, onde um deslizamento de terra levou a Defesa Civil a interditar parte da via principal, que operava até então em meia pista.

A geóloga da pasta, Germaine Aline Bernhardt, explica que a Defesa Civil passa a operar em estado de alerta a partir de um acumulado de chuva de 120 mm em 72 horas.

Segundo a geóloga, Jaraguá do Sul ultrapassou muito esse limite.

Foto Adilson Amorim/OCP News

“Por isso a probabilidade de ocorrência de deslizamentos era bastante alta, mas graças a Deus não se confirmou. Temos ocorrências, mas em número menor do que o esperado”, afirma a profissional.

Porém, por causa da continuidade da chuva durante esta semana, é possível que novas ocorrências sejam registradas. Até o momento, nenhuma pessoa ficou desabrigada.

“Temos pessoas desalojadas, pessoas que a gente orientou a não pernoitar na casa, e algumas pedimos a saída temporária, pelo menos até passar esse período chuvoso e a gente poder ver qual solução dar para o problema”, diz Germaine.

População deve ficar atenta

O diretor de Defesa Civil Hideraldo Colle e a geóloga Germaine Bernhardt pedem à população que fique atenta a qualquer sinal de movimentação de terra, principalmente para quem mora próximo de encostas e barrancos.

Foto Adilson Amorim/OCP News

“Se tiver árvores grandes no topo do barranco e ver algum sinal de movimentação, nos acione, peça uma avaliação que a gente vai lá e vê se tem necessidade de cortar ou não as árvores. Nossa equipe de corte de árvores tem cortado várias que estão em topo de barranco, de talude, para evitar que caiam nas casas, porque depois o estrago é pior”, avisa Germaine.

Colle também lembra que pode acontecer de o morador ligar para o número de plantão da Defesa Civil, o 199, e ninguém atender a ligação.

Ele explica que isso acontece porque a equipe pode estar numa ocorrência onde não haja área de telefone.