Parceria para abertura do Cedup em Guaramirim ainda não foi assinada

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: Natália Trentini

15/01/2018 - 14:01

No final do ano passado, Prefeitura IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul estavam otimistas pela abertura do Cedup (Centro de Educação Profissionalizante) de Guaramirim ainda neste primeiro semestre. A parceria que seria efetivada para ceder a estrutura física à escola federal, entretanto, ainda não foi efetivada.

Informações extraoficiais apontam que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação não teria dado resposta ao IFSC sobre a possibilidade. A expectativa é que saísse até o final de dezembro, o que não aconteceu. O secretário da ADR, Leonel Floriani, afirma que a questão está bem encaminhada, só faltaria realmente a liberação de um orçamento por parte da União para as despesas. Floriani acredita que em janeiro essa questão possa ser definida.

O prefeito de Guaramirim, Luís Chiodini, vê a questão com preocupação. “Temo que seja voltado a questão de custos”, destacou o prefeito ressaltando a crise financeira que afeta o poder público. Ainda no ano passado a Câmara de Vereadores aprovou e foi assinada a carta de cedência, um dos requisitos para a parceria, uma vez que o terreno é da Prefeitura. Chiodini pretende ir no próximo mês a Brasília para conversar sobre essa parceria e também pressionar para a liberação de recursos pelo Avançar Cidades.

Após seis meses em obras, a estrutura do Cedup ficou pronta no final do ano passado, com capacidade para atender cerca de mil estudantes. O secretário da ADR afirma que parte da mobília já estaria disponível, outra parte em licitação. Segundo Floriani, é um tópico fácil de resolver porque os itens são comuns às instituições educacionais do Estado. Com tudo encaminhado, falta a estrutura cumprir seu papel, que é atuar na formação de profissionais mais capacitados o quanto antes.