Para incentivar doação de sangue, Secretaria de Saúde lança Campanha Criciúma doa Vida

Por: OCP News Criciúma

03/12/2021 - 18:12

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesse mês de Dezembro a campanha ‘Criciúma Doa Vida’. A ação tem o objetivo de auxiliar nos estoques de sangue do Hemosc Criciúma, que registraram queda após a pandemia.

“Fomos procurados pelo hemocentro, que nos passou a dificuldade em manter os estoques a fim de suprir todos os hospitais e clínicas atendidas. Prontamente iniciamos a mobilização, que vai partir do próprio Paço Municipal”, explicou o secretário de saúde Acélio Casagrande.

Diante disso, como braço da campanha, foi lançado o ‘Paço doa Vida’, com mobilização dos servidores da Prefeitura na doação de sangue. Nessa quinta-feira (2), profissionais da Secretaria de Saúde fizeram sua parte. “Agendamos nossa ida até o hemocentro, e parte da nossa equipe se mobilizou. Mas não vamos parar por aí, já que todos os setores estão se organizando para doar”, ressaltou.

Queda nas doações

Segundo o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, os estoques ficaram bastante reduzidos na pandemia, com uma queda de pelo menos 30% no número de doadores. “Temos capacidade para atender até 80 doadores por dia, mas hoje recebemos em média 50”, afirmou. O coordenador reforçou ainda que, atualmente, a maior necessidade é de doações da tipagem sanguínea O (+), mas os tipos A e O (+ e -) também apresentam queda.

A redução afeta diretamente as unidades atendidas pelo hemocentro. “São mais de quarenta municípios atendidos, com 26 hospitais e clínicas da região, que utilizam o material doado aqui no Hemosc. Com essa redução, alguns atendimentos podem ser prejudicados”, explicou o coordenador. “Por isso a importância de ações como essa, com incentivo à doação de sangue, para que a população se conscientize sobre essa necessidade e lembre que, quem doa sangue, doa vida”, concluiu.

Sobre o Hemosc

O Hemosc de Criciúma fica localizado na Avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara, e atende de segunda à sexta-feira das 8h15 às 18h30. É possível realizar agendamento pelo telefone/whatsapp 3444 7414, ou pelo site hemosc.org.br. Na plataforma, também estão disponíveis informações sobre a situação dos estoques de sangue. O Hemocentro disponibiliza, ainda, transporte para pequenos grupos agendados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp