Pandemia e inverno ampliam serviços de abordagem social da prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

07/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 07/07/2020 - 10:09

Em função da pandemia e do inverno o Serviço Especializado em Abordagem Social, destinado para pessoas em situação de rua, teve o horário de atuação ampliado.

Desde 15 de maio, o serviço ocorre das 8 às 21h30 de segunda à sexta-feira, sem fechar para almoço, e conta com plantão pelo fone (47) 9 9930-1247.

O plantão inicia a partir das 17 horas de sexta-feira até as 7 horas de segunda, quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Baependi) abre as portas do equipamento público e passa a atender pelo fone 3275-8750.

O Creas é um serviço público ligado à Secretaria de Assistência Social e Habitação. O total de abordagens de janeiro a maio chega a 632, segundo informações da gerente de média complexidade, Marinez Borck Larroza. No mesmo período, 94 famílias foram acompanhadas.

A busca ativa envolve assistente social, psicólogo e educador social.

Nas terças e quinta-feiras, há uma parceria com a Secretaria de Saúde. Nestes dias, a abordagem leva orientações sobre as formas de prevenção e proteção da covid-19. Há a distribuição de máscaras para proteção, materiais de higiene e aferição da temperatura.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, o serviço, oferecido para pessoas que recorrem às ruas como lugar de permanência ou sobrevivência, tem o propósito de concentrar ações para o fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares e também para a concepção de novos planos e propósitos de vida.

A coordenadora do Creas – Baependi, Maria Dolores Pelisão Tomé explica que, “por meio do diálogo, busca-se esclarecer às pessoas como acessar os serviços da rede socioassistencial do município, disponibilizando, inclusive, o acolhimento na Casa de Passagem”.

Há, também, o encaminhamento para outros serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas que possam cooperar na construção da autonomia, da inclusão social e da proteção às situações de violência, explica André.

O Creas Baependi alimenta o sistema de registro e dados das pessoas em situação de rua. A medida facilita e oportuniza a localização da família e parentes e promove um acompanhamento do trabalho social mais qualificado.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul