Palestra em Jaraguá do Sul aborda causas mais frequentes das quedas de idosos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/10/2017 - 18:10 - Atualizada em: 24/10/2017 - 18:25

Aproximadamente 50 profissionais ligados a Saúde e Assistência Social participaram da palestra Prevenção de Quedas a Idosos, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (24), na sala do Núcleo de Tecnologia Municipal e teve como primeira palestrante a médica especialista em geriatria, Nagele Belettini Hahn Queiroz, que falou sobre a importância dos cuidados com a saúde para prevenir as quedas.

Já a acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Jangada, Eliana Cristina Gonçalves, apontou as causas mais frequentes das quedas dos idosos. Os principais aspectos que aumentam os riscos deste tipo de acidentes vão desde as condições de saúde debilitada, social, psicossocial e a qualidade de vida.

Segundo um levantamento apresentado pela estagiária com base nas informações municipais, as mulheres com idade até 75 anos sofrem mais quedas que os homens na mesma faixa etária. São 40% mulheres contra 28% dos homens. Os riscos aumentam com o déficit visual, alteração na postura, alteração no equilíbrio, redução da força muscular e as deformidades nos pés. A fisiologia do envelhecimento aumenta os riscos de quedas entre os idosos. No entanto, alguns hábitos podem ajudar a fortalecer o corpo e prevenir os acidentes, o principal deles é o da prática de exercícios físicos.

Durante a palestra, os participantes receberam um folheto explicativo para orientar os idosos e familiares sobre a prevenção de quedas em casa. No quarto da pessoa idosa, as principais dicas são: manter o quarto iluminado; evitar armários muito altos que necessitem de bancos ou escadas para alcançar objetos; ajustar a altura da cama e trocar o colchão por um mais firme para evitar dificuldade ao levantar ou deitar; e usar calçados de salto baixo que não escorregue. Já nos banheiros, instalar barras de segurança e utilizar tapetes emborrachados e cadeira de plástico firme e resistente para tomar banho são as principais orientações para evitar quedas. E, na sala, é importante deixar espaços livres para caminhar; cuidar para não tropeçar em animais domésticos; retirar do chão os fios e objetos espalhados; preferir tapetes que não escorreguem; evitar escadas sem corrimão ou com degraus estreitos e utilizar fitas antiderrapantes nos degraus.

O folheto traz ainda orientações como a troca das ponteiras de bengalas e andadores que estejam gastas; fazer exames de rotina regularmente, especialmente de visão; ter alimentação saudável; tomar banho de sol regularmente; praticar atividades físicas; e conversar com seu médico a respeito do tipo de atividade física mais indica para o idoso.

*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul