Pacientes denunciam presença de ratos em maternidade de cidade de SC

Foto Divulgação/SES

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/11/2021 - 18:11 - Atualizada em: 11/11/2021 - 19:05

O deputado Bruno Souza (Novo) esteve na quarta (10) e na quinta-feira (11) na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, para averiguar uma grave situação, a presença de ratos na unidade.

De acordo com relatos de pacientes feitos à própria maternidade, é frequente o aparecimento dos roedores pelo local. Um dos episódios ocorreu em 28 de outubro quando a acompanhante de uma das internadas foi surpreendida com um rato passando sobre os pés.

No dia seguinte, uma situação ainda pior: ao sentir algo mexendo na cama, uma das pacientes acionou a equipe de enfermagem que encontrou um rato entre o colchão e o lençol. Há ainda registros dos animais pelos corredores da maternidade.

 

 

Nesta semana, o parlamentar se reuniu com a direção da maternidade que vem atuando para solucionar o problema e adequando algumas situações. Por meio de contrato de 2016, a unidade tem o serviço de desratização que ocorre quinzenalmente, mas que não é suficiente para impedir a infestação de ratos.

Apesar disso, há em andamento um processo de licitação em fase final para contratar o serviço de desratização, nos mesmos termos do contrato executado hoje.

“Se não houver atualizações no processo para a prestação de um serviço mais regular e eficaz, esse absurdo continuará a se repetir e a preocupar pacientes e servidores da unidade”, enfatiza Bruno Souza.

O deputado protocolou Indicação ao Governo do Estado solicitando urgência na solução permanente do problema e solicitou à Prefeitura de Florianópolis um reforço da desratização nas vias públicas próximas, serviço que foi prontamente executado, nesta quinta-feira (11).

Além das ações já executadas, o deputado continuará cobrando a Secretaria de Estado da Saúde para que a situação seja resolvida com a máxima urgência.

“É inadmissível que um ambiente que deveria ter manutenção, higienização e total controle de pragas, para garantir a saúde e bem-estar das pacientes, acabe colocando as mães e os recém-nascidos em alto risco”, destaca o deputado Bruno Souza.

 

O que diz a Secretaria da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde trabalha incessantemente para a manutenção de todos os processos hospitalares, inclusive provendo as necessidades das unidades, sendo assim, as dificuldades pontuais apontadas já estão sendo resolvidas.

Adicionalmente, informamos que todas as empresas que são contratadas pela SES são fiscalizadas. Com relação ao tema especificamente citado, o contrato vigente tem término em 28 de fevereiro de 2022. Atualmente, já está aberto um novo edital nº2201/2021 para que empresas interessadas na prestação deste serviço.