PA de Schroeder terá capacidade para realizar mais de 300 consultas por mês

Por: Gustavo Luzzani

02/10/2019 - 17:10 - Atualizada em: 17/01/2020 - 16:32

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Schroeder, que deve ficar pronta até o final deste ano, poderá realizar mais de 300 consultas de diversas especialidades por mês. Segundo o secretário Municipal de Saúde Orlando Tecilla, além das consultas, o local realizará até 400 laudos de raio-X mensais.

Tecilla afirma que o PA também terá capacidade para realizar até 13 cirurgias por mês, além de 15 procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais. As cirurgias poderão ser realizadas por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI).

O secretário destaca que é difícil precisar quantas pessoas a nova unidade poderá atender. “Ainda não tenho essa estatística, depende também se os moradores do João Pessoa e Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, irão utilizar o Pronto Atendimento”, afirma.

Confira os números mensais previstos para o novo PA:

  • 70 consultas e 5 cirurgias de ortopedia;
  • 90 consultas de cardiologia;
  • 24 consultas e 3 cirurgias de ginecologia cirúrgica;
  • 12 consultas e 2 cirurgias de cirurgia geral;
  • 12 consultas e 1 cirurgia de urologia;
  • 12 consultas e 2 cirurgias de cirurgia vascular/angiologia;
  • 40 consultas de psiquiatria;
  • 12 consultas de anestesiologia;
  • 40 consultas de oftalmologia;
  • 15 procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais;
  • 10 pequenas cirurgias de face;
  • 100 exames de ultrassonografia.

A unidade terá um médico clínico plantonista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um profissional de serviços gerais e um profissional de serviços de recepção.

Próximos passos

O secretário afirma que em, no máximo, 15 dias a Associação da Redeh de Beneficiência Cristã, que vai gerir a unidade por meio de convênio, começará a realizar melhorias e adequações no prédio que comportará o PA, junto à Unidade de Saúde do Centro.

“Esse tempo vai ser suficiente para conseguirmos transferir o pessoal daquele posto de saúde para outras áreas próximas que estão sendo reformadas. No momento estamos realizando os deslocamentos internos para liberar a área”, afirma.

Segundo Tecilla, a expectativa é que a entidade de Taió irá precisar de aproximadamente 60 dias para deixar o espaço pronto. Portanto, o PA deve estar em funcionamento já na metade de dezembro.

Para viabilizar este projeto de forma mais rápida, a Prefeitura já conta com o espaço do atual posto de saúde do Centro do município que foi ampliado e também oferece o Programa Estratégia Saúde da Família, tendo atendimento estendido das 7h30 às 22h.

“O posto vai funcionar anexo ao novo PA e o pessoal da ESF (Estratégia Saúde da Família) vai migrar para o novo local”, destaca Tecilla.

Convênio

A Associação da Redeh de Beneficiência Cristã, de Taió, foi a única entidade que se candidatou no edital de concorrência da Prefeitura de Schroeder para gerir integralmente o PA 24 horas.

No convênio, a Prefeitura vai disponibilizar à entidade hospitalar sem fins lucrativos um valor total de R$ 4,5 milhões, que será dividido em 12 parcelas iguais de R$ 378,4 mil.

“A primeira parcela será repassada até cinco dias anteriores à prestação dos serviços do convênio”, destaca”, Tecilla.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger