Opinião: Rodrigo Coelho assina artigo homenageando artista plástico Juarez Machado

Por: Windson Prado

01/03/2018 - 06:03 - Atualizada em: 25/07/2018 - 15:28

Confira o artigo escrito pelo vereador Rodrigo Coelho sobre artista plástico Juarez Machado, o legado que construiu em Joinville e o Instituto cultural que atrai muita gente

Joinville é novamente presenteada pelo ilustre artista Juarez Machado. Marcada para o dia 17/03, mês em que ele e a cidade celebram mais um ano de trajetória, o novo pavilhão do IIJM (Instituto Internacional Juarez Machado) será inaugurado com uma exposição individual, reunindo 100 obras produzidas ao longo de sua carreira, como a primeira tela pintada a óleo quando tinha 11 anos, além de trabalhos inéditos.

Sem dúvida, somos imensamente agraciados com um local como o IIJM. Desde 2014, o espaço tão sonhado e planejado pelo artista é um chamariz às artes, idealizado para aproximar a arte do cotidiano das pessoas. Tamanho amor que tem por Joinville, Juarez montou aqui o seu canto. Poderia ter escolhido qualquer cidade do mundo, mas fixou seu território onde nasceu.

 Com inúmeras atividades, o local vive neste ano o seu grande marco: reinventa-se e engloba a arte como um todo, ofertando aos visitantes a leitura, fotografia, dança, música, artes plásticas, moda, cafeteria e um ateliê cinematográfico que reproduz o mesmo em que seu idealizador cria suas obras, em Paris.

 Juarez iniciou a carreira ainda na infância, quando observava sua mãe pintando quadros e leques, e o pai, ainda que um caixeiro viajante, se aventurava fazendo entalhes em madeira. Herdadas e unificadas tais habilidades, assim como se misturam tonalidades de tintas, nascia Juarez, um legítimo gênio, completo e ao mesmo tempo multifacetado. Quando pequeno, já verbalizava o desejo de ser artista, e foi estudar na Escola de Belas Artes do Paraná, em Curitiba. Mais que um pintor, trabalhou com ilustração, cenário para teatro e televisão, escultura, desenho, gravura sempre com muito humor e valorizando as mulheres.

Para quem já aprecia seus feitos e para aqueles que nunca viram de perto o singular e inconfundível trabalho de Juarez Machado, faço o convite para prestigiar a abertura do novo espaço que ocorrerá dia 17/03, a partir das 11h, no Instituto Internacional Juarez Machado, situado na Rua Lages. Aplausos à arte, aplausos para o maior embaixador de Joinville, o mestre Juarez Machado.

 

Opinião | Como participar

Você também por mandar artigos para serem publicados no OCP News Joinville. O material precisa ter em média 2 mil caracteres, nome, idade e profissão do autor. Também é necessário enviar uma foto do autor. Os artigos devem ser enviados para o e-mail windson@ocpnews.com.br