Onda de calor tem data para ir embora e amenizar o tempo em Jaraguá do Sul

Foto: Julia Trabuco

Por: Elissandro Sutil

25/01/2022 - 05:01 - Atualizada em: 25/01/2022 - 08:20

A semana começou novamente com altas temperaturas em Jaraguá do Sul, mas com uma notícia boa para quem já não suporta o calor: a meteorologia tem uma data certa para o tempo dar uma trégua e trazer temperaturas mais amenas à região.

Com os termômetros registrando altas temperaturas na cidade nos últimos dias, foi preciso se adaptar para enfrentar o calor. Pavllover Valadares, 32 anos, mora no Rau e recorreu a alguns aliados para enfrentar esse calor.

“Tento me proteger ao máximo, passei do protetor 30, para o 70, uso sombrinha e estou sempre bebendo água para me manter hidratada”, disse.

Foto: Julia Trabuco

Segundo a Epagri/Ciram, órgão responsável por monitorar as condições do tempo no estado, no mês de janeiro o dia 17 foi o mais quente registrado em Jaraguá do Sul. Neste dia os termômetros chegaram a marcar 38°C.

No entanto, mesmo com temperaturas abaixo disso em outros dias, Jaraguá do Sul enfrentou várias tardes com sensação térmica acima de 52ºC. Outras áreas do estado registraram temperatura de 40°C.

Tempo muda a partir de quinta-feira (27)

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a onda de calor termina nesta quinta-feira (27), mas até quarta-feira (26) a temperatura vai continuar elevada, com máxima de 38°C. Porém, existe a chance de temporais por conta da disponibilidade de umidade e calor na baixa atmosfera.

“Um dos principais fatores que causou essa onda de calor é o fenômeno La Ninhã. Lá no Nordeste está chovendo e aqui na nossa região ficou mais seco. Isso favoreceu que uma intensa massa de ar quente se formasse sobre a região da Argentina, Paraguai, Uruguai e Rio Grande do Sul”, explica o meteorologista.

Esse calor acabou influenciando principalmente algumas cidades do Oeste, Meio-Oeste e algumas áreas do Vale do Itajaí e também afetou, de forma menos direta, o tempo no Vale do Itapocu. No entanto, segundo o meteorologista, esse calor poderia ter sido muito mais severo na região.

“Se essa onda de calor estivesse com o núcleo em cima de Jaraguá do Sul, a temperatura chegaria facilmente a uns 45ºC a 46ºC, ainda mais que a região está próxima do nível do mar, o calor seria muito forte, muito forte mesmo!”, complementa Piter.

Inverno vai compensar

Segundo Piter Scheuer, no inverno há grandes chances dos termômetros marcarem temperaturas muito baixas e que devem compensar este calorão que estamos enfrentando neste verão.

“Provavelmente no inverno teremos uma compensação desse calor acentuado, com temperaturas muito baixas no decorrer do inverno e do outono para compensar esse calorão”, pontua o meteorologista.