Onça-pintada mais velha do Brasil morre em SC

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/06/2022 - 15:06 - Atualizada em: 14/06/2022 - 15:17

A onça-pintada mais velha do Brasil morreu no domingo (12), em Brusque, no Vale do Itajaí. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta segunda-feira (13).

Nina, como era chamada, tinha 25 anos e viva no Parque Zoobotânico do município. Recentemente o animal havia passado por um procedimento cirúrgico.

De acordo com a Prefeitura, Nina era considerada a onça-pintada mais velha do país pelo Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Conforme informado pelo diretor-geral do Zoobotânico, Carlos Alexandre Reis, a onça-pintada viveu mais que a média da espécie. Carlos ainda conta que Nina era um dos animais preferidos pelo público.

“As onças em cativeiro vivem cerca de 20 anos, mas com todo o amor, carinho e cuidado que o parque sempre tem com seus animais, essa barreira foi ultrapassada, e ela pôde viver até seus 25 anos”, afirma.

Em maio, quando a onça passou pelo procedimento cirúrgico, ele foi classificado como “bem complicado”. De acordo com a direção do parque, no entanto, o animal estava se recuperando bem.