OCP lança livro sobre os 100 anos de história em Jaraguá do Sul

Por: Natália Trentini

10/05/2019 - 12:05 - Atualizada em: 10/05/2019 - 13:09

A trajetória de 100 anos de Jaraguá do Sul e região em 170 páginas. É essa viagem no tempo apresentada no livro especial em comemoração ao centenário do OCP, lançado na noite de quinta-feira (9), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Nelson Pereira, Carlos Henrique Schroeder e João Chiodini se debruçaram ao longo de um ano em mais de 8 mil edições para produzir o título “O Correio do Povo 100 Anos – Recortes da Nossa História”.

Livro foi obra coletiva escrita por Schroeder (E), Pereira e Chiodini | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

A uma plateia repleta de empresários, representantes da comunidade, políticos e pessoas que fazem e fizeram parte do jornal,o presidente da Rede OCP de Comunicação, Walter Janssen Neto, disse que o livro representa a grande preocupação em preservar a história e ressaltou o orgulho de levar o jornal aos 100 anos.

“Orgulho que não é só da nossa gestão, mas orgulho que é de todos aqueles que fizeram essa brilhante trajetória do OCP. Ex-proprietários e ex-colaboradores que estiveram no OCP nos últimos 100 anos”, ressaltou.

Presidente destacou ex-proprietários pela colaboração histórica | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Janssen Neto também destacou a importância dos assinante, que segundo ele são a “base da existência” do O Correio do Povo.

“Nenhum veículo de comunicação sobrevive sem audiência. Muito grato àqueles que vêm confiando no trabalho que viemos fazendo nos últimos anos”, disse.

O gestor anunciou também o encaminhamento para finalização da digitalização de todo o acervo de jornais do OCP desde 1919, uma realização da Fundação Catarinense de Cultura. O trabalho continua até dezembro.

Placa comemorativa foi descerrada por sócios e colaboradores do OCP | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

A presidente da fundação, Ana Lucia Coutinho, destacou que a base da pesquisa antropológica são os jornais e ressaltou a importância de ter um jornal centenário narrando os fatos que fazem a rotina da região, do estado e do país.

“Não é fácil fazer 100 anos de existência sem interrupção”, destacou.

Jornalismo e credibilidade

O deputado estadual Vicente Caropreso, em nome da Assembleia Legislativa, entregou no lançamento do livro uma moção de aplauso pelo centenário e pontuou que “O Correio do Povo é a memória viva de nossa cidade” por produzir um jornalismo de credibilidade.

Caropreso (E) entregou a Janssen Neto a moção de aplauso da Alesc | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

“Embora hoje o vejamos renovado, multimídia, seções digitais estadualmente reconhecidas, o OCP carrega em seu nome a tradição jornalística ímpar de ser a voz da nossa comunidade e de encampar as lutas pelas melhorias urbanas e pelo desenvolvimento e qualidade de vida da nossa gente”, destacou Caropreso.

Como ter acesso ao livro?

Os assinantes do OCP terão direito à versão impressa do título “O Correio do Povo 100 Anos – Recortes da Nossa História”, basta ir à sede da Rede OCP News de Comunicação, na rua Bernardo Dornbusch, 1106. 

Você pode fazer o download da versão digital do livro neste link.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?