O Bingo é bom para o cérebro?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/03/2022 - 08:03 - Atualizada em: 31/03/2022 - 08:26

O bingo é um dos jogos de azar clássicos mais populares do mundo, um jogo com mais de trezentos anos que pode ser ainda mais antigo segundo alguns especialistas que encontraram indícios em séculos passados. É principalmente conhecido por ser um jogo simples que oferece uma atmosfera festiva com uma competitividade saudável e alto nível de entretenimento.

No Brasil, o jogo de azar tem um histórico bem movimentado, já que foi permitido e proibido algumas vezes consecutivas até que foi completamente proibido em território nacional por uma lei que proibiu todo e qualquer jogo de azar. Porém, isso não freou a popularidade do jogo que continuou crescendo e se acentuou ainda mais com o surgimento das plataformas de cassino online.

Mas você sabia que o bingo pode ser bom para o cérebro? Ao que parece, com as regras do bingo sendo simples, este jogo pode ser bem revigorante e possui alguns aspectos que podem ajudar a deixar a atividade cerebral bem afiada, se pensarmos bem, pode ser por este motivo que o jogo é indicado para pessoas na terceira idade.

Vamos entender melhor o por que o bingo é bom para o cérebro neste artigo.

Como o bingo ajuda na atividade cerebral

O bingo à primeira vista parece ser um jogo de azar muito simples para ser capaz de ativar tanta atividade cerebral o suficiente para realmente ajudar nas funções cognitivas. Afinal, o jogador só precisa escutar o locutor do jogo anunciando um número e marcar em sua cartela, nada muito complexo ou que demande grande atividade cerebral.

Porém, o que nós acabamos deixando de lado, é que frequentemente os jogadores compram várias cartelas para aumentarem as suas chances de vencer no jogo. Assim como um jogo de loteria, onde as chances de que o apostador vença aumentam quando ele compra vários bilhetes, no bingo até mesmo os jogadores iniciantes sabem que ter várias cartelas na mesa aumenta muito suas chances.

Então, basta imaginar você mesmo com mais de dez cartelas na mesa enquanto o locutor narra os números a cada 30 segundos e você tem que procurar em cada uma das cartelas se o número chamado está lá para ser marcado. Neste ponto, o jogo promove um nível alto de atenção, foco no jogo e memória de curto prazo ao se lembrar do último número sorteado.

No fim, o bingo se mostra como uma ótima forma de manter o cérebro ativo e afiado para outras atividades quotidianas, e este tipo de atividade estimulante ajuda até a prevenir doenças relacionadas ao cérebro e mantém a pessoa mais feliz e saudável por muito mais tempo.

Principais características do bingo

Além das regras de bingo principais que de forma direta auxiliam na atividade cerebral e saúde mental dos jogadores, existem também outras características deste jogo de azar que são benéficas em outras formas que também são saudáveis ao jogador, vamos ver quais são:

Entretenimento de qualidade

Uma das principais e maiores características que destacam o bingo como um dos jogos de azar mais populares é o seu poder de entretenimento. Apesar de ser um jogo de regras simples, pode proporcionar um ambiente muito divertido para os seus jogadores que, quase sempre tem um momento de euforia entre um chamado e outro sobre o número que acabou de sair.

Ótimo para socializar

Sabemos que o ser humano é um ser social, estamos sempre procurando uma forma de interagir com outras pessoas e criar vínculos. O bingo é uma ótima fonte de socialização, mesmo que exista um nível de competitividade entre os jogadores, é um nível mais amigável de competitividade que sempre convida a interação tranquila dos jogadores, ainda mais nos melhores salões de bingo do mundo, como o do Foxxwoods.

Bons prêmios entregues

É claro que os jogadores sempre estão de olhos abertos nos prêmios que são oferecidos no bingo, é um jogo conhecido por ter uma boa taxa de premiação e por isso é o jogo certo para as festas de família e amigos, pois todos podem sair com uma premiação em mãos.

Concluindo

O bingo se mostrou como um ótimo aliado de um cérebro afiado, vimos como as suas características principais podem ajudar e muito a manter o foco, a memória de curto prazo e o processamento cognitivo em dia. Por isso, além de muito divertido, bom para socializar e oferecer prêmios interessantes, o bingo também é saudável para o cérebro.