[FOTOS] Novo temporal volta a provocar estragos em Jaraguá do Sul

Por: Gabriel Junior

22/01/2018 - 21:01 - Atualizada em: 23/01/2018 - 15:16

No fim da tarde desta segunda-feira (22), um novo temporal causou estragos e deixou cerca de 6,5 mil unidades consumidoras sem energia elétrica no município de Jaraguá do Sul. Os bairros mais afetados pela falta de luz foram Vila Baependi e a região da Barra.

Casa destelhada na rua João Franzner, no bairro São Luís | Foto Fábio Junkes/OCP

Destelhamentos foram registrados no bairro São Luís e os bombeiros voluntários receberam dois chamados de quedas de árvore, um no bairro Boa Vista e outro na região do Rio Molha.

Queda de árvore no bairro Boa Vista | Foto Defesa Civil/Divulgação

De acordo com o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, alguns alagamentos pontuais também ocorreram, mas a água logo baixou. Um dos pontos com bastante água da chuva foi na rua Professor Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Nova Brasília.

Alagamento na rua Professor Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Nova Brasília | Foto Divulgação/Redes Sociais

Porém, o estrago maior do vento forte foi no bairro Rio Molha. De acordo com Hideraldo, diversas árvores caíram e alguns moradores estão sem energia elétrica. O diretor informou que, nesta terça-feira (23), a Defesa Civil voltará ao local junto com a Celesc para continuar os trabalhos. Um balanço sobre os estragos também deve ser divulgado nas próximas horas.

Queda de árvore no Molha | Foto Divulgação/Defesa Civil

Após às 20h, o fornecimento de energia elétrica havia retornado na maioria dos bairros afetados. Porém, voltou a chover forte e, às 21h, mais de 1,1 mil unidades consumidoras estavam sem luz, principalmente nos bairros Rio da Luz e Barra do Rio Molha. Algumas residências da Barra do Rio Cerro e Rio Cerro 1 também estão sem energia elétrica.

Falta de luz e quantidade de chuva na região

A falta de luz também afeta mais de 200 unidades consumidoras em Guaramirim, principalmente no Guamiranga e na localidade de Lagoa Nova. Em Massaranduba, algumas casas estão sem luz no bairro Braço Direito. A quantidade de chuva do fim desta tarde e do início da noite foi de 31 mm em Jaraguá do Sul, 29 mm em Corupá e Massaranduba, e de 28 mm em Schroeder. A temperatura máxima desta segunda-feira em Jaraguá do Sul foi de 32,6C às 16h. Em Schroeder, o termômetro marcou 33,7ºC, uma das maiores temperaturas do estado nesta tarde.

Recuperação dos estragos registrados durante a madrugada em Jaraguá do Sul

Equipes da Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul trabalharam nesta segunda-feira no atendimento aos locais afetados pelo vendaval do início desta madrugada. Os bairros mais atingidos foram Vila Lenzi, Nova Brasília, Vila Lalau, Amizade e Barra do Rio Molha. Conforme o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, os maiores estragos foram provocados pelo vento.

Estragos do vendaval | Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Houve quedas de várias árvores, mas com poucos danos às residências. Durante a madrugada, a Defesa Civil e os Bombeiros distribuíram lonas para duas casas parcialmente destelhadas na região da Vila Lenzi. A rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira – entre os bairros Vila Lenzi e Nova Brasília – registrou uma queda de árvore sobre o muro de duas residências, na esquina com a Rua Urbano Rosa.

Destelhamento na região da Vila Lenzi | Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

O corte e remoção dos entulhos aconteceu nesta manhã, com apoio da Secretaria de Obras, sendo que o trânsito foi desviado. Próximo ao local, uma equipe da Diretoria de Trânsito e Transportes endireitava as placas de trânsito e até mesmo semáforos que mexeram com a força do vento. Em algumas residências da mesma rua também eram observadas telhas arrancadas sobre os telhados.

Na Vila Lalau – nos fundos da Havan – ocorreu a queda de árvore sobre a linha férrea, por volta de 1h. Bombeiros voluntários e Defesa Civil estiveram no local. Uma composição da Rumo ficou parada aguardando a liberação da ferrovia. Durante a manhã de hoje, outros pedidos de cortes de árvores chegaram ao telefone de emergência da Defesa Civil (199), segundo o diretor. “No entanto, são ocorrências de menor gravidade”, acrescentou Colle.

Queda de árvore sobre o muro de duas residências na rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira | Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

VEJA MAIS:

– Vento forte provoca destelhamentos, queda de árvores e falta de luz em Jaraguá do Sul