Nasa lança sonda para desviar asteroide do curso em missão para proteger a terra de futuras ameaças

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/11/2021 - 11:11

A Nasa, agência espacial norte americana, lançou uma missão com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. A missão se chama DART, sigla em inglês para Double Asteroid Redirection, ou redirecionamento de asteroide duplo.

Uma sonda foi lançada da Terra para se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora, o que deve ser suficiente para alterar a trajetória dele.

A decolagem do Foguete Falcon 9 da SpaceX, que foi lançado da Califórnia, foi transmitido ao vivo pela Nasa. A espaçonave que carrega a sonda experimental decolou às 22h21 (6h21 GMT) da Base da Força Espacial de Vandenberg.

Fique tranquilo! É apenas um teste

Pode ficar tranquilo, que é apenas um teste. Os cientistas da Nasa afirmam que, nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar estragos vai chegar perto da Terra. O que eles apenas querem com isso é aprender desde já como evitar uma possível colisão num futuro distante, caso venha a acontecer.

O alvo é o satélite Dimorphos, que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior.

O impacto é esperado para setembro do próximo ano e será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem. Mas calma, o choque vai ser a 11 milhões de quilômetros de distância da Terra.

*Com informações do g1.