Museu de Jaraguá do Sul recebe exposição de animais empalhados

a exposição deve receber cerca de cinco escolas, de várias turmas, por dia. | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Gustavo Luzzani

13/06/2018 - 05:06

O Museu Histórico Emílio da Silva de Jaraguá do Sul abriu as portas para a exposição “Conhecendo a Fauna da região”, com cerca de 20 animais taxidermizados. O evento, promovido pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), começou nesta terça-feira (12) e segue até sexta.

Os animais empalhados vieram de duas referências nacionais em zoologia: a Furb, de Blumenau, e o Museu Natural Capão da Imbuia, de Curitiba.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

O chefe de educação ambiental da Fujama, Christian Raboch Lempek, observa a exposição como uma maneira de conhecer os animais que vivem na região.

“Claro que é importante conservar o leão, o elefante e outros animais. Mas a nossa região é muito rica tanto em fauna e flora e somente conhecendo para conservar”, destaca.

Os animais taxidermizados despertaram a curiosidade de diversas crianças das escolas municipais que visitaram a exposição nesta terça-feira. Com olhares de espanto que terminava com um sorriso no rosto, elas gostaram da experiência de conhecer animais da região.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Lempek comenta que a exposição deve receber cerca de cinco escolas, de várias turmas, por dia.

Taxidermia, palavra de origem grega que significa “dar forma à pele”, é uma técnica de preservação da forma da pele dos animais. Ela é usada para a criação de coleções científicas ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação e educação ambiental.

Programação segue até o fim do mês

Segundo Lempek, a programação da Fujama sobre a temática segue pelo mês inteiro, com palestras nas escolas de Jaraguá do Sul e para o Dia da Família, no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen (PNMMS).

O evento está programado para o dia 23 de junho, das 13 às 17 horas, e vai contar com diversas atividades ecológicas, como trilha, além de pintura facial, jogos, distribuição de mudas e orientações.

Dos dias 16 a 21 de junho, o Jaraguá do Sul Park Shopping também vai receber a exposição com os animais taxidermizados e distribuição de mudas nativas.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A programação da Fujama termina no dia 25, com o primeiro Encontro de Educação Ambiental Municipal para professores no Morro dos Stinghen.

Horários da exposição

De 12 a 15 de junho: no Museu Emílio da Silva, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
De 16 a 21 de junho: no Jaraguá do Sul Park Shopping, exposição e distribuição de mudas nativas e frutíferas, das 10h às 21h.