A 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) começa nesta quinta-feira, dia 7 de julho, às 19h, com obras de artistas catarinenses e de outros estados. A cidade de Pomerode estará representada pela artista visual Celaine Refosco que, em Rios Voadores, apresenta sete pinturas a óleo em grandes dimensões e outras cinco em dimensões e suportes variados. São trabalhos produzidos entre 2020 e 2022 e remetem ao olhar da artista sobre o fenômeno meteorológico que ficou conhecido como Rios Voadores, a partir da pesquisa de mesmo nome conduzida por cientistas brasileiros e complementada por instituições internacionais, que ocorre na América do Sul, marcadamente no Brasil.

O tema é apresentado sob três perspectivas diferentes e complementares: em primeiro lugar o fenômeno em si, descrito nas palavras da artista como “a amplitude que guarda em si aspectos do invisível” mostrado em grandes formatos de óleo/tela. Uma segunda abordagem fala sobre a catastrófica ação humana sobre a natureza, em pequenas telas pintadas com óleo e encáustica. A porção do trabalho que apresenta a pesquisa mais ousada, mostra peles humanas, em acrílica sobre tule.

É um trabalho complexo, que apresenta muitos pontos de vista sobre um tema tão premente, convidando o observador à reflexão ampla: “Rios Voadores se encontram no mais profundo solo em que a humanidade se estabelece, não conhecem fronteiras, não são adeptos a políticas ou a qualquer restrição moral que possa existir para a vida em cima deles”, diz a curadora Cássia Perez. Integram biomas e as mais diversas geografias, tornando-se responsáveis pela distribuição de água pelo planeta. São voadores ao atingir árvores, nuvens e se deslocarem por todo o planeta, são tão invisíveis e ao mesmo tempo tão visíveis e óbvios que nos passa desapercebido muitas vezes.”

Celaine Refosco tem formação em artes visuais, com especialização e larga trajetória profissional em design têxtil. Trabalha majoritariamente com desenho e pintura e pesquisa com têxteis e outros suportes. Vive e trabalha em Pomerode (SC).

Saiba mais

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB

Data: 7 de julho, quinta-feira

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.