Motoristas de vans realizam manifestação em Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (25)

Foto Divulgação/PMJS

Por: Gustavo Luzzani

24/06/2020 - 15:06 - Atualizada em: 25/06/2020 - 15:45

Diversos setores sofrem para se manter depois da chegada da pandemia do novo coronavírus. A Covid-19 afetou em cheio quem trabalha com transporte, principalmente porque as aulas presenciais estão suspensas.

Nesta quinta-feira (25), motoristas de vans escolares de Jaraguá do Sul vão fazer uma carreata com saída na Sociedade Cultura Artística (Scar), prevista para 10h30. Eles vão passar pelas principais ruas do centro de Jaraguá do Sul.

Um dos organizadores do manifesto Adir Morel, destaca que cerca de 10 motoristas de vans se reuniram na semana passada para discutir algumas questões. Uma delas é a falta de prazo para a volta das aulas nas faculdades. Mas o principal motivo da carreata é as vistorias que eles precisam fazer durante o ano.

“Fizemos uma em janeiro, que vence em julho. Então teremos que fazer outra para ir até dezembro. Queremos a prorrogação dessas taxas municipais”, comenta.

Conforme o secretário Municipal Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a Prefeitura de Jaraguá do Sul irá fazer levantamentos de quantas vans estão cadastradas e quais taxas e impostos estão inseridos no fretamento.

Será verificado quantos não precisam pagar por esse período para depois sentar com o jurídico e verificar a possibilidade legal para realizar isso.

Segundo Morel, a realização do manifesto foi comunicada à polícia por meio de ofício.

Principais pautas e reivindicações da carreata:

* Dificuldades financeiras
* 90% dos contratos reduzidos ou cancelados
* Isenção nas taxas municipais
* Prorrogação da vistoria até dezembro.
* Transparência sobre o retorno as aulas
* Linha de crédito financeiro para categoria
* Audiência com vereadores e diretoria de trânsito.

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul