Mostra de Cinema em escola municipal de Florianópolis ocorre na quinta-feira (13)

Por: Emilly Leal

10/09/2018 - 13:09

A Mostra de Cinema da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no bairro Santinho, ocorrerá na quinta-feira, dia 13 de setembro.

A partir das 20h, os 16 filmes produzidos por estudantes da unidade serão exibidos para familiares, professores e toda a comunidade.

O tema da Mostra, que está em sua quarta edição, é “Os Jovens e a Diversidade”. Todos os filmes produzidos, após o lançamento, serão publicados no blog do Núcleo de Cinema.

A sessão estava programada para ocorrer no dia 23 de agosto, porém, no mesmo dia, a direção da escola recebeu um texto, sem assinatura, contra a realização do evento, entregue por um pai de duas alunas que ingressaram há poucos meses nessa escola.

Segundo nota da direção da unidade educativa, em conjunto com o Núcleo de Cinema MTC (Maria Tomázia Coelho), “foi buscado contornar a situação por meio do diálogo. No entanto, diante de uma postura de intransigência e intimidação, optou-se por uma atitude de cautela e prudência, decidindo pelo adiamento”.

Quanto ao conteúdo dos filmes, ainda conforme nota, “a unidade tem consciência de que os temas tratados estão em consonância com o Plano Municipal de Educação de Florianópolis e com o projeto político-pedagógico e o plano de gestão aprovados pela comunidade escolar”.

A Secretaria de Educação de Florianópolis reitera a sua posição de que a escola tem autonomia para decidir se o evento ocorreria, como planejado, ou se seria cancelado.

“A SME não é um órgão de censura. Defendemos o direito de liberdade de expressão dos membros da comunidade escolar”, afirma o secretário Maurício Fernandes Pereira.

A Secretaria, conforme ainda o titular da pasta da Educação, defende e enobrece o objetivo da mostra de cinema: possibilitar aos estudantes conhecer, refletir e se expressar sobre o tema, mudando olhares e contribuindo para o respeito às diferenças.

Foto Divulgação.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui