Medidas serão adotadas na região de Blumenau para diminuir mortes de bugios

Por: Felipe Elias

13/06/2019 - 08:06 - Atualizada em: 13/06/2019 - 22:12

Em reunião com o Ministério Público de Santa Catarina na terça-feira (11), representantes da Celesc e do Projeto Bugio comprometeram-se a adotar medidas conjuntas para diminuir os casos de mortes de bugios por descargas elétricas na região de Blumenau.

Estima-se que 200 animais de diversas espécies morrem por ano em decorrência do contato com a rede pública de distribuição de energia elétrica na região. Os bugios, especificamente, utilizam os postes e a fiação elétrica para se movimentar nas áreas próximas às coberturas vegetais, o que também ocasiona constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica à população.

Entre as medidas previstas estão a instalação de passa-faunas, isolamentos da rede elétrica e a cessão de armadilhas fotográficas para o monitoramento dos animais. A Promotoria Regional do Meio Ambiente de Blumenau acompanhará as ações e os resultados das iniciativas, que poderão servir no futuro para a criação de um programa institucional na Celesc sobre o tema.

“Além de estarem ameaçados de extinção, os bugios são verdadeiros sentinelas da população por revelarem a presença do vírus da febre amarela numa área”, explica o promotor regional do Meio Ambiente de Blumenau, Leonardo Todeschini.

Projeto Bugio

O Projeto Bugio tem como foco a preservação dos bugios-ruivos (Alouatta clamitans). Atualmente, o Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, mantido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Indaial e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), possui cerca de 40 animais.

Quer receber as notícias no WhatsApp?