Médico de Jaraguá do Sul alerta para cuidados com cirurgias plásticas

Casos recentes de mortes por procedimentos estéticos irregulares chamam atenção | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

14/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 14/08/2018 - 08:41

Ano após ano o número de cirurgias plásticas cresce no Brasil a ponto de o país intercalar a liderança mundial com os Estados Unidos.

O país norte americano é hoje o campeão em procedimentos cirúrgicos neste segmento, mas reiteradamente perde o topo do ranking para o Brasil que, de 2009 para 2016 aumentou 134% a quantidade de cirurgias realizadas.

Leia mais: Temer vai facilitar renovação da CNH, a menos de dois meses das eleições

E se o número de cirurgias tem aumentado, o número de mortes em decorrência de procedimentos clandestinos também. Recentemente, casos como os de Adriana Ferreira Capitão Pinto, que morreu aos 41 anos, em Niterói, ou o da modelo Mayara Silva dos Santos, morta aos 24 anos após procedimento nos glúteos.

Os casos chamam a atenção e, para o cirurgião plástico Josinaldo Martins, acontecem devido a uma sucessão de erros. Para ele, casos como o de Lilian Quezia Calixto de Lima Jamberci, que morreu aos 46 anos, após passar por procedimento com Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como “Dr. Bumbum”, podem ser evitados desde que se esteja atento a alguns sinais.

Martins ressalta que o primeiro erro básico e comum a todos esses casos é a realização de procedimento em local não adequado.

“Esse é o primeiro ponto que as pessoas precisam ficar atentas. São procedimentos estéticos invasivos que precisam ser realizados em uma estrutura, não precisa ser hospitalar, em alguns casos, mas tem que ser realizado em uma clínica médica. Não pode ser realizado em residência, clínica de estética, salão de beleza. Isso é bastante temerário, esses locais não tem estrutura mínima de segurança”, pontua.

Além do local, o cirurgião chama atenção ainda para a importância de procurar um profissional habilitado e especializado em procedimentos cirúrgicos deste segmento, uma vez que, ele enfatiza, somente cirurgiões plásticos e, em alguns casos, dermatologistas, podem realizá-los.

Substâncias e técnicas perigosas

Outro ponto que Martins destaca é em relação às substâncias utilizadas, lembrando o caso de modelos que fizeram uso, por exemplo, de polimetilmetacrilato, conhecido pela sigla PMMA, ou metacril, utilizado para preenchimento corporal e que pode causar danos permanentes.

O médico reforça que, por ser permanente, o produto funciona como uma “bomba relógio” que pode explodir a qualquer momento. “É impossível retirar essa substância sem atingir o tecido sadio em volta. É um dano extremamente grande”, afirma.

O produto é, inclusive, pouco recomendado, sendo utilizado apenas em casos selecionados e especiais, conforme explica Martins. Além dele, o cirurgião aponta, por exemplo, substâncias como silicone injetável e hidrogel, que já tiveram o uso banido.

Martins reforça o cuidado que se deve ter com algumas técnicas, como a aplicação diretamente no músculo porque, conforme ele explica, é extremamente perigosa e potencialmente fatal.

Demanda pela beleza

O cirurgião afirma que a busca pela beleza em Jaraguá do Sul, segue o padrão nacional, tanto que as cirurgias mais realizadas são as mesmas apontadas pelos dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em todo o país: prótese de mama, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgias mamárias – como levantamento de mamas – e cirurgias faciais.

Segundo ele, na cidade há aumento anual no número de procedimentos realizados, embora não haja um banco de dados unificado que possa precisar a quantidade exata de cirurgias realizadas, mas ele afirma que é necessário analisar com calma as razões que levam ao procedimento.

“A mulher não pode fazer para agradar outra pessoa, se submeter a algo invasivo dessa forma para agradar ao outro. Ela precisa fazer por ela e, é fundamental procurar um profissional que a oriente neste sentido”, reforça.

Além das mulheres, o médico garante que o público masculino tem crescido substancialmente em Jaraguá do Sul, com destaque para procedimentos como preenchimento, botox, lipoaspiração e rinoplastia.

7 dicas para a hora do procedimento cirúrgico

  1. Local de realização do procedimento: procedimentos cirúrgicos só podem ser realizados em estrutura hospitalar ou clínicas médicas;
  2. Substância utilizada: ficar atento à substância utilizada durante o procedimento e jamais se submeter a procedimentos com substâncias banidas;
  3. Cuidado com os termos da moda: há muitos procedimentos sendo realizados indiscriminadamente com utilização de substâncias proibidas, mas a propaganda exagerada dos termos acaba induzindo as pessoas a se submeterem a elas sem que tenham informações precisas a respeito das técnicas e processos;
  4. Formação profissional: jamais se submeter a procedimentos cirúrgicos sem que sejam realizados por cirurgiões plásticos e, em alguns casos, por dermatologistas;
  5. Desconfiar de promessas milagrosas: pesquisar com mais atenção quando profissionais prometerem resultados milagrosos;
  6. Motivação: estar consciente dos motivos que a levam aos procedimentos cirúrgicos e não se submeter a processos invasivos por pressão social;
  7. Avaliações por redes sociais não existem: nenhuma avaliação é realizada por redes sociais, não há qualquer credibilidade em pessoas que se apresentam como profissionais e prometem avaliação sem conhecer o paciente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?