Massa de ar polar histórica deve trazer neve para Santa Catarina nesta semana

Por: Claudio Costa

17/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 17/08/2020 - 14:15

O frio deve ficar ainda mais intenso durante a semana em Santa Catarina. A MetSul Meteorologia emitiu, neste domingo (16), um alerta para uma intensa massa de ar polar que deve trazer neve para o estado.

De acordo com a empresa de meteorologia, o evento deve ser histórico. Uma bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste do Brasil, além de parte da América do Sul.

 

 

“Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira”, explica a nota meteorológica.

As projeções feitas pela MetSul apontam que poderá haver neve em locais tradicionais, como a Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina. Mas outros modelos indicam que pode nevar de forma abrangente e em locais que não testemunham o fenômeno por décadas.

“Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo”, comenta a nota.

Outro evento que deve ocorrer é a chuva congelada, mesmo em locais no nível do mar. A previsão é de que a atmosfera estará extremamente resfriada. De acordo com a meteorologia, este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC.

Segundo a MetSul Meteorologia, o potencial histórico do evento de frio a se confirmar não será pelas mínimas, mas pela neve que pode vir forte e em mais locais que o habitual como indicado por alguns modelos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul