Mais de 1,4 mil pessoas já receberam vacina contra a Covid-19 em Blumenau

Por: Felipe Elias

26/01/2021 - 10:01 - Atualizada em: 26/01/2021 - 14:36

Passada a primeira semana do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Blumenau já imunizou 1.428 pessoas.

Nesta etapa, equipes volantes da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde estão vacinando profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à doença. Idosos que vivem em instituições de longa permanência também estão recebendo doses do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde.

No decorrer desta semana, as equipes vão começar a vacinar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Pronto Atendimento do Hospital da Unimed e Hospital do Pulmão.

Também serão vacinados trabalhadores alocados no atendimento de referência para casos suspeitos de coronavírus em Ambulatórios Gerais e no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Vacinação dos demais grupos

Antes de abrir a imunização para toda a população, o Plano de Imunização contra a Covid-19 prevê a vacinação de aproximadamente 70 mil pessoas dos grupos prioritários em Blumenau.

Na segunda fase serão vacinados idosos, começando pelos maiores de 80 anos até chegar naqueles que possuem 60 anos. Depois, na terceira fase, serão imunizadas pessoas com comorbidades.

Já na quarta fase vão receber a vacina funcionários do sistema prisional, detentos, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação e pessoas com deficiência grave.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, não há um calendário definido para vacinação dos grupos. A imunização ocorrerá conforme a disponibilização de novas doses pelo Ministério da Saúde.

A partir da segunda fase, a vacinação será centralizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica e as pessoas dos públicos-alvos precisarão agendar a aplicação, para evitar que haja aglomeração no local.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: