Mais de 100 pinguins são encontrados mortos no litoral de SC

Pinguins encontrados na praia central de Garopaba | Foto Sérgio Saraiva.

Por: Emilly Leal

24/08/2018 - 15:08 - Atualizada em: 24/08/2018 - 15:22

É normal em certas épocas do ano encontrarmos animais marinhos pelas praias catarinenses. No nosso litoral fica o berço das Baleias Francas e todo ano recebemos visitas desses bichinhos que viajam de tão longe, pelo mar.

Porém, nas últimas semanas foram encontrados mais de 100 pinguins mortos na costa de Santa Catarina, além de um lobo marinho (Arctocephalus australis) e nove aves oceânicas (albatrozes e petréis) em Laguna, Imbituba e Garopaba.

A maior quantidade de animais recolhidos foi ao longo da praia do Mar Grosso, em Laguna, até a praia do Luz, em Imbituba, no dia 13 de agosto, pela equipe de monitoramento da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Eles recolheram 114 pinguins mortos (apenas 1 vivo), além do lobo e das aves.

Pinguins encontrados na praia central de Garopaba | Foto Sérgio Saraiva.

Em Garopaba, na última quarta-feira (22) foram encontrados 30 pinguins mortos, espalhados pela praia central. Eles foram recolhidos por moradores , que os colocaram em linha os animais, junto a mureta da Avenida dos Pescadores.

Os animais em Laguna foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha, onde foi feita a necropsia e coleta de amostras. Já em Garopaba foram recolhidos pela unidade de pesquisa relacionada a APA e ao Projeto Baleia Franca.

Pinguins encontrados na praia central de Garopaba | Foto Sérgio Saraiva.

*Com informações do DNSul, Sulinfoco e Mais Garopaba