Mãe pede ajuda para o filho Rodrigo que nasceu com paralisia cerebral

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/01/2018 - 10:01 - Atualizada em: 17/01/2018 - 10:49

Há seis anos a jovem Tatiane Barbi, hoje com 28, iniciou uma batalha. O nascimento dos filhos gêmeos Rodrigo e Cauã marcou o começo de uma história de luta e superação. E essa é uma história que vem sendo escrita diariamente, com capítulos felizes e outros de muita dor para a dona de casa.

Rodrigo, hoje com seis anos, nasceu com paralisia cerebral e sofre com crises de epilepsia. O irmão, gêmeo, nasceu com hidrocefalia, perda de visão e sofria as mesmas crises que Rodrigo tem. No dia 18 de janeiro de 2017, há quase um ano, Cauã sofreu uma parada cardíaca e morreu em casa. “Hoje eu ainda penso que ele está dentro de casa”, lamenta Tatiane com lágrimas nos olhos ao lembrar-se do filho. Os dois irmãos eram muito ligados e, de acordo com a dona de casa, desde que o irmão faleceu, Rodrigo não dorme mais sozinho.

Ativo e disposto a brincar com a mãe e com a irmã com frequência, Rodrigo se recupera de uma cirurgia realizada em dezembro. O procedimento, nas duas pernas, foi realizado para que o fêmur do garotinho pudesse encaixar na bacia sem sofrer desgaste. Apesar de bem sucedida, a cirurgia não garante que Rodrigo passe a ter os movimentos dos membros inferiores – hoje ele precisa de uma cadeira de rodas adaptada. O próximo passo, conforme explica a mãe, é o encaminhamento ao tratamento de fisioterapia, que irá auxiliar na recuperação completa e estimular a movimentação.

Rodrigo se recupera de uma cirurgia realizada em dezembro | Foto Rafael Verch/OCP

Sem se queixar por um instante sequer das dificuldades enfrentadas para cuidar da saúde do filho, Tatiane agradece a personalidade do garotinho. “É uma bênção de Deus ter um filho como o Rodrigo. Ele é muito carinhoso, mas também é do tipo ‘deixa que eu me viro’”, conta

A falta de Cauã é sentida por toda a família e, claro, pelo irmão gêmeo. Mas, agora, a luta da família é para dar uma vida mais confortável para Rodrigo. O padrasto que, segundo a mãe, o abraçou como um filho, está desempregado e consegue apenas trabalhos temporários de pedreiro. O orçamento familiar, atualmente, se limita ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), que equivale a um salário mínimo. Pagando aluguel, a família passa por dificuldades e tenta reformar uma casa nos fundos dos pais do padrasto de Rodrigo para eliminar o valor pago mensalmente pela casa onde moram.

Além disso, o salário recebido ainda assim não supre todas as necessidades da família e, principalmente do garotinho de riso alegre e agilidade nas mãos, que necessita de remédios, fraldas, leite, entre outros itens, conforme explica Tatiane. “Contamos só com o BPC porque os bicos que o Márcio faz podem aparecer ou não, então é claro que aceitamos ajuda, seja com quanto ou com o que for”, afirma.

FAMÍLIA QUER TERMINAR OBRA 

Com uma mobilização na internet, a família conseguiu reunir alguns dos materiais de construção para iniciar a reforma da casa, mas ainda faltam itens, como fiação elétrica, forro e materiais para acabamento.

As doações podem ser entregues no endereço dos sogros de Tatiane e endereço também da casa que está sendo reformada para a família de Rodrigo. A residência fica na rua Adão Noroschy, 674, bairro Vila Lenzi, Jaraguá do Sul. Para quem preferir realizar doações em dinheiro, a família disponibilizou uma conta exclusivamente para as doações. Mais informações também podem ser obtidas diretamente com a família pelo telefone (47) 99177-4425, (47) 3084-3758 e (47) 99266-6127.

PARA DOAR 

Banco: Caixa

• Agência: 0417

• Operação: 013

Conta: 00154740-1

• Titular: Tatiane Barbi Alcantara