Luteranos celebram os 500 anos da Reforma Protestante na região

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/10/2017 - 22:10 - Atualizada em: 29/10/2017 - 14:07

Os 500 anos da Reforma Protestante empreendida por Martinho Lutero serão especialmente comemorados por luteranos da região na manhã deste domingo (29), em duas celebrações. Na Arena, em Jaraguá do Sul, são aguardadas mais de 10 mil pessoas de diversas cidades catarinenses e do Paraná. A comunidade Cristo, em Schroeder, dá sequência a uma agenda de celebração com um culto festivo para duas mil pessoas.

Em todo o mundo, luteranos rememoram esse momento histórico e refletem sobre as ações ocorridas na época, que influenciaram na política, economia, educação, na cultura e no comportamento ético. De acordo com o pastor William Bretzke, Lutero foi contrário à uma tendência da Igreja se afastar da origem dos ensinamentos de Jesus Cristo, em uma época de distanciamento da população.

Nos dias atuais, o legado de Lutero, avalia o pastor, é o estímulo à educação: uma das determinações é que cada igreja erguida deveria ter uma escola ao lado. “Ele queria que as pessoas pensassem, por isso o “protestante”, as pessoas têm o direito de argumentar, de pensar diferente”, destaca.

A popularização da arte, antes regalia do clero e alta nobreza, também foi defendida pelo monge – levando pessoas das comunidades a fundar desde corais a orquestras eruditas.

Pastor William Bretzke | Foto Eduardo Montecino/OCP

O fortalecimento desses dois elementos, pontua Bretzke, continuam fundamentais. “Se perdemos cultura e educação perdemos a alma da nação”, comentou, destacando que nos dias atuais a união entre as igrejas cristãs, o ecumenismo, é ferramenta para uma caminhada para melhorar as condições de vida e garantir justiça social.

Em Jaraguá do Sul, devem existir pelo menos 32 mil luteranos, conforme estimativas da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil) e IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). No mundo, são mais de 47 milhões de fiéis, segundo a Federação Luterana Mundial.

 

Em Jaraguá, palestra e evento para 10 mil pessoas

O pastor Daniel Andreias Port, da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro, no Centro, que integra a IECLB, explica que cada comunidade adotou uma agenda particular para repercutir os 500 anos.

Segundo o pastor, são aguardadas de sete mil a 10 mil pessoas para a grande confraternização que acontece domingo (29), das 9h30 às 16h. Estão previstas caravanas do Norte e Nordeste catarinense, do Vale do Itajaí, e de Curitiba até Maringá.

A comunidade optou por um mês dedicado a palestras que interpretam os valores defendidos pelo frade alemão do século 16 com os dias de hoje. A série de palestras ocorrem aos domingos, às 19h, na rua Esthéria Lenzi Friedrich, 62, no Centro, até 5 de novembro.

Pastores Erno e Gerson | Foto Eduardo Montecino/OCP

Em Schroeder, celebração festiva e sessão solene na Câmara

Os pastores Erno Kufeld e Gerson Zschornack, membros da IELB, organizam o culto festivo que ocorrerá das 9h às 11h na Comunidade Cristo, no Centro de Schroeder, com capacidade para até duas mil pessoas. O encontro prevê a vinda de luteranos da microrregião, de Joinville, Itapoá, Garuva, São Francisco do Sul e de Guaratuba, no Paraná. Na terça-feira (31), às 19h, haverá sessão solene em comemoração à data na Câmara de Vereadores.

Contextualizando com os dias atuais, Erno entende que vivemos momento em que é preciso retomar os valores éticos, de comprometimento com a verdade. “Precisamos combater a mistura nefasta de fé e dinheiro”, complementa o pastor Gerson Zschornack, em referência às práticas de corrupção.

A IELB soma 243.520 membros no país, distribuídos em 533 paróquias e 57 distritos, segundo dados de 2016. São quatro paróquias em Jaraguá do Sul, duas em Schroeder e uma em Guaramirim.

 

O protesto de Lutero

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que ocorreu no início do século 16 encabeçado por Martinho Lutero. Por meio da publicação de suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, Lutero protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana e propôs uma reforma. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas. Martinho Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa iniciada na Alemanha. O movimento se estendeu pela SuíçaFrançaPaíses BaixosReino UnidoEscandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os países Bálticos e a Hungria. Em resposta, a Igreja Católica Romana lançou a Contrarreforma, ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

 

Serviço

O quê: Celebração dos 500 anos da Reforma Protestante

Quando: domingo (29)

Onde:

Arena Jaraguá, das 9h30 às 16h – Jaraguá do Sul

Igreja Cristo – das 9h às 11h – Centro de Schroeder