Joinville terá “Dia D” de vacinação contra sarampo neste sábado (19)

Foto Agência Brasil

Por: Lucas Koehler

16/10/2019 - 11:10

Neste sábado (19), será realizado o “Dia D” de vacinação contra o sarampo em Joinville.

A campanha será em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O objetivo é vacinar crianças dos 6 meses aos 4 anos, público-alvo da campanha contra a doença, que acontece até o dia 25 de outubro.

As UBSs estarão abertas das 9h às 17h para realizar a imunização. Pais e responsáveis devem comparecer com seus filhos às unidades, portando a Carteira de Vacinação, para receberem a dose vacinal.

Até o momento, foram vacinadas 6.653 crianças de um ano, o que representa 80,56% da meta de 8 mil crianças. Em crianças abaixo de um ano, foram aplicadas 3 mil doses, apenas 37,92% da meta de 8 mil crianças.

Além da ação especial de vacinação no sábado, todas as UBSs de Joinville realizam a imunização de segunda a sexta-feira.

Com três casos confirmados de sarampo em menos de 30 dias, a vacinação é a única proteção contra a doença que tem transmissão pelo ar.

A doença tem os primeiros sintomas muito parecidos com o de uma gripe e caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite e exantemas.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano, podendo levar ao óbito.

Apesar do público-alvo ser as crianças até os quatro anos, as demais faixas etárias também podem receber a dose da vacina.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a campanha inicia pelas crianças por registrarem mais sequelas causadas pelo sarampo e com maior gravidade.

Além das crianças, pessoas dos 20 aos 29 anos serão o público-alvo da campanha de vacinação no próximo mês, de 18 a 30 de novembro, com a realização do Dia D da campanha no dia 30.

Unidades abertas no Dia D Contra o Sarampo, neste sábado (19):

Distrito Norte: UBSF Bom Retiro, UBSF Costa e Silva, UBSF Glória, UBSF Jardim Sofia, UBSF Jardim Paraíso I/II, UBSF Morro do Meio, UBSF Nova Brasília, UBSF Pirabeiraba, UBSF Rio da Prata e UBSF Vila Nova.

Distrito Centro: UBSF Aventureiro I, UBSF Aventureiro II, UBSF Aventureiro III, UBSF Bakitas, UBSF Bucarein, UBSF Caic Vila Paranaense (Comasa), UBSF Cubatão, UBSF Da Ilha, UBSF Dom Gregório, UBSF Itaum, UBSF Jardim Iririú, UBSF Leonardo Schlickmann (Iririú), UBSF Moinho dos Ventos (Espinheiros), UBSF Parque Joinville, UBSF Rio do Ferro, UBSF Saguaçu e UBSF Santa Bárbara.

Distrito Sul: UBSF Adhemar Garcia, UBSF Boehmerwald, UBSF Edla Jordan (Petrópolis), UBSF Estevão de Matos, UBSF Fátima, UBSF Floresta, UBSF Itinga, UBSF Paranaguamirim, UBSF Profipo, UBSF Jardim Edilene, UBSF Jarivatuba, UBSF KM 04 (Santa Catarina) e UBSF Ulisses Guimarães.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger