Joinville oferece opções para quem quer fugir das praias no verão

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/01/2018 - 17:01 - Atualizada em: 13/04/2018 - 16:58

Para muita gente verão é sinônimo de praia, ainda mais morando assim, tão pertinho do litoral. Mas para aqueles que querem fugir da areia, do agito e badalação dos balneários, uma opção bacana é aproveitar as belezas de Joinville. Rios, montanhas e até um pedacinho de mar, da baia Babitonga, oferecem uma natureza deslumbrante aos moradores e turistas, com opção de caminhadas, cicloturismo, um delicioso piquenique ou apenas para contemplação.

A professora de música Marlize Carpes, 36 anos, e o jornalista Jeferson Correa, 38, moram na cidade e conhecem os atrativos do ecoturismo como ninguém. Há cerca de três anos, os frequentes passeios que fazem pela cidade se tornaram uma verdadeira ‘Aventura de Casal’. “Sempre gostamos de fazer atividades ao ar livre e visitar os lugares verdes da região. Nossos amigos começaram a nos pedir dicas de roteiros interessantes. Por isso tivemos a ideia de compartilhar nossas aventuras em uma página. Assim surgiu o Aventura de Casal no Facebook”, comenta Marlize.

Hoje o casal está também no Youtube e Instagram e coleciona seguidores. Por isso, o roteiro de hoje fica por conta deles. “Gostamos muito de praia, mas não nesta época do ano, em que o agito é demasiado. Preferimos aproveitar o verão por aqui, nos rios, cachoeiras e áreas verdes de Joinville. O que não falta é opção”, acrescenta Correa.

O casal enfatiza que é importante alguns cuidados na hora de sair para aproveitar as belezas da cidade. “É preciso ter consciência e respeito à natureza. Por isso, nossa dica é sempre levar uma sacolinha para trazer o lixo gerado de volta para casa, e, então, dar o destino correto”, completa Correa.

Morro da Boa Vista

O coração da cidade de Joinville é verde. Bem na região central, o morro tem atrativos para uma aventura de um dia inteiro, com locais que vale a pena visitar. É ali que fica o Parque Zoobotânico, com pista de caminhada, lago, área de recreação infantil e de piquenique. No meio do passeio você encontra muitos pássaros, animais como saguis soltos na mata e outros que vivem em ambientes restritos.

Mirante do Parque da Boa Vista

Foto: Divulgação

No topo do morro da Boa Vista, há o mirante do qual é possível ver boa parte de Joinville, a baia Babitonga e São Francisco do Sul de uma altura de 14,5 metros. Para os mais atletas, a subida pode ser feita a pé. Demora em torno de 45 minutos. Ônibus do transporte coletivo também levam e trazem os visitantes ao topo.

Rios e cachoeiras e cicloturismo na SC-418

As áreas verdes da região Norte de Joinville são um convite ao cicloturismo e ao turismo rural. Nossos aventureiros recomendam a região do Quiriri, no pé da Serra Dona Francisca. Por lá os visitantes podem aproveitar um refrescante banho de rio. Os rios Quiriri e da Prata são os prediletos. Há vários recantos, com entradas acessíveis, que oferecem estruturas com churrasqueiras e chuveiros, mas também há locais em que o acesso aos rios é gratuito. Na região do Quiriri, um local muito procurado é o Park Aquático Recanto Davet, que oferece área de camping, piscinas, churrasqueiras e acesso ao rio. Um destino imperdível também é a estrada Rio da Prata, onde a dica é aproveitar o Recanto das Divinas Nascentes, que oferece rio e duas cachoeiras para visitação. Por lá também é possível acampar.

Serra Dona Francisca

 

Um lugar ideal para contemplar a natureza, o Mirante da Serra Dona Francisca é ponto de parada para quem passa pela SC-418, e estrada que liga Joinville a Campo  Alegre. O local é de fácil acesso para quem está de carro e bastante frequentado pela galera do pedal. A dica de Jeferson e Marlize é aproveitar o caldo de cana delicioso, vendido por um senhor, no local. Para os aventureiros, a Serra Dona Francisca também tem trilhas em meio à mata atlântica, como a que leva ao Castelo dos Bugres. O percurso não é considerado difícil, e segundo o casal, é bem sinalizado. Após chegar ao topo e aproveitar a vista de parte da cidade de Joinville, o visitante volta por outra trilha que leva a uma refrescante cachoeira, com acesso liberado e gratuito.

Rio, cicloturismo e parques aquáticos da região do Piraí

Foto: Divulgação

Também na lista da dupla do Aventura de Casal, há destaque especial para a região Oeste de Joinville, onde o turismo rural é forte. Lá o rio principal é o Piraí, com lugares de livre acesso para banho, como na Estrada do Salto 1. A região é rota de ciclistas e guarda muitas belezas naturais. Há ali uma pequena Usina Hidrelétrica que, às vezes, está aberta à visitação e dois parques aquáticos com dezenas de atrações.

Recanto Vale do Ouro

Foto: Reprodução Redes Sociais/OCP

O outro lugar recomendado por nossos aventureiros nesta região é o Recanto Vale do Ouro. O lugar, que fica no final da Estrada do Salto 1, no bairro Vila Nova, é extremamente preservado e reserva ao visitante quatro cachoeiras. Moradores da região também disponibilizam cafés rurais, com produtos típicos.

Estrada Bonita

No extremo de Pirabeiraba, quase no limite com Garuva, há uma estradinha que realmente é bonita. A dica dos nossos aventureiros é passar um dia todo por lá. As opções são variadas, vão do cicloturismo e banho de rio, à gastronomia com deliciosos restaurantes. Também há espaços gratuitos, ideais para aquele piquenique em família.

Babitonga

Joinville não tem uma praia propriamente dita – ops, tem a Vigorelli, mas é uma outra história -, mas tem uma baia de agraciar os olhos. A Babitonga desenha todo o Leste da cidade, e pode ser aproveitada de pelo menos três áreas bem legais, a região do Morro do Amaral, uma vila de pescadores mais ao Sul; o Parque Porta do Mar, que fica no bairro Espinheiros, no extremo-leste da cidade; e da Vigorelli mais ao Norte. Em todos há restaurantes e petisquerias que servem frutos do mar.

Parques

 

Não são muitos, mas a região central de Joinville também dispõe de alguns parques. No bairro Glória o Parque das Águas é bastante procurado. Em frente fica o Museu de Arte, com um jardim e lago ideal para uma roda de conversa ou um lanche em família. Outro é o Parque da Cidade, que fica entre os bairros Boa Vista, Bucarein e Guanabara. Por lá há sambaquis, o rio Cachoeira, áreas para caminhada e práticas esportivas, além de um espaço destinado ao Skatismo. Já no bairro Adhemar Garcia, os amantes da natureza podem aproveitar o recém reinaugurado Parque Caieiras, um espaço de muito verde, e trilhas em meio a mata nativa. No Iririú, a dica é o Parque Morro do Finder. Com trilhas e áreas ideais para um piquenique, o local é bastante rustico e preservado. Neste parque também há uma pista para mountain bike, um destino bem atratativo, segundo nossos aventureiros.

Reportagem especial de Windson Prado para o Jornal O Correio do Povo.