As inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Educação de Joinville, que ocorrerá em 20 de outubro, foram abertas às 13h desta quarta-feira (29), no site oficial da Prefeitura de Joinville. Elas estarão disponíveis para inscrição até o dia 14 de outubro.

Os interessados em participar deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site da prefeitura, preenchê-lo com suas informações pessoais como nome completo, e-mail e organização que representa, e escolher o eixo em que deseja ingressar no dia do evento.

 

 

São convidados a participar os representantes de professores, gestores e de instituições de ensino da rede municipal, estadual e particular de Joinville, estudantes, pais e outros membros da comunidade escolar.

Outras entidades representativas do setor da educação, além do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Câmara de Vereadores de Joinville, dentre outros, também deverão participar da conferência.

A Conferência Municipal de Educação precede a Conferência Regional, a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Educação.

Ela tem caráter deliberativo e tem como missão iniciar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais e engajar a população para a elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação referente ao período de 2024 a 2034.

A etapa municipal irá apresentar o conjunto de propostas discutidas pelos participantes à etapa regional.

O evento ocorrerá de forma on-line. Após a abertura, os participantes serão divididos em três eixos. Nesta etapa, haverá formação de grupos de trabalho em subeixos para realização de leituras, discussões, votação e encaminhamento das deliberações para as plenárias.

No período vespertino, os participantes realizam a identificação de representantes de setores (Educação Básica, Educação Superior, Educação Tecnológica e Profissional e Diversidade).

Após este levantamento, ocorrerá a eleição de 17 delegados para participação na Conferência Regional de Educação, que será realizada em novembro de 2021.