Jardineiro transforma cenário em uma das principais ruas de Jaraguá 

Por: Elissandro Sutil

30/01/2018 - 06:01

Quem passa pela rua Bernardo Dornbusch pode ter notado uma diferença agradável logo após a ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer, nas proximidades da linha férrea. No ano passado, um toque de cor foi inserido no cotidiano dos jaraguaenses que transitam diariamente pela rua, uma das principais do bairro Vila Lalau. O responsável por essa transformação no cenário tem nome, sobrenome, profissão e é bem conhecido na comunidade. Murici Frontório é jardineiro e comerciante e, aos 39 anos, usa parte do tempo para se dedicar aos cuidados com as plantas. Mas se engana quem pensa que é do jardim de casa que ele cuida. O que ele faz nas horas vagas é cuidar de um canteiro especialmente construído para a comunidade.

Receba as notícias via WhatsApp. Clique aqui para fazer parte do grupo OCP News

Toque de cor foi inserido no cotidiano dos jaraguaenses que transitam no bairro Vila Lalau | Foto Rafael Verch/OCP

“O que eu fiz foi unir o útil ao agradável. É uma atividade que faz bem pra mim, eu fico ali o dia todo e acabo tendo uma vida sedentária. Aqui eu consigo relaxar, me movimentar e fica um ambiente mais bonito, mais agradável para todos”, destaca.

Assim que a ideia surgiu, em 2017, Frontório colocou a mão na terra e começou a arborizar e construir jardins em espaços públicos, com o objetivo de melhorar o ambiente da região. Jardineiro, o trabalho se tornou prazeroso e o investimento pessoal é desconsiderado quando ele coloca na balança os benefícios obtidos. “Não me importo porque estou ajudando a tornar o ambiente mais bonito e agradável não só para mim, mas pra todos da comunidade e para quem passa por aqui. E também, acaba se tornando uma terapia”, avalia.

“Acaba se tornando uma terapia”, avalia Frontório | Foto Rafael Verch/OCP

De acordo com ele, que iniciou o cultivo dos jardins no terreno do pai, na mesma rua, o investimento até o momento gira em torno de R$ 700, entre a compra de mudas de flores, de árvores, grama e barro. Ele também enfatiza que a construção dos canteiros foi realizada pela Prefeitura. “Eles construíram esse canteiro e também aceitaram a minha sugestão de incluir esse trecho como uma ciclovia”, conta enquanto aponta para a obra, agora repleta de flores.

Construção dos canteiros foi realizada pela Prefeitura | Foto Rafael Verch/OCP

PLANOS INCLUEM ACADEMIA 

Além de aderir como uma terapia, Frontório usa o cultivo e manutenção dos jardins como uma arma contra os estragos que a passagem do trem causa na região. O inevitável vazamento de grãos acaba por transformar o local em uma plantação e o comerciante também age para combatê-la. Ele conta que é rotina, além da manutenção do jardim, a manutenção do entorno dos trilhos.

Frontório quer instalar uma academia ao ar livre no local | Foto Foto Rafael Verch/OCP

Morador antigo da região, Frontório não deve parar por aí. A ideia, segundo ele, é a instalação de uma academia ao ar livre no local. E a sugestão já foi levada ao poder público, garante. Apesar disso, ele afirma que “de um jeito ou de outro, ela vai sair”. “Se a Prefeitura fizer, melhor ainda, mas se não fizer a gente faz. Minha ideia é colocar um roteador ali no bar que tenha potência e o sinal alcance aqui. Aí, o pessoal pode fazer exercício e também usar a internet”, finaliza.