Jaraguaenses são premiados com projeto inovador em evento da Nasa

Os jaraguaenses Otavio (E), Vitor e Matheus conquistaram o prêmio em Florianópolis | Foto Divulgação

Por: Gustavo Luzzani

23/10/2019 - 06:10 - Atualizada em: 23/10/2019 - 15:52

Os jaraguaenses Matheus Modro Krueger, Otavio Murilo Rau e Vitor Donini, ambos de 18 anos, conquistaram o primeiro lugar na categoria Projeto Mais Inspirador com o Robô Centopéia Lunar no International SpaceApps Challenge da Nasa, que aconteceu em Florianópolis.

O LCR 11/35 é um robô autônomo, reconfigurável e modular inspirado em centopéias com o objetivo de otimizar o tempo dos astronautas na lua. O evento foi um hackathon internacional que ocorreu de 18 a 20 de outubro em cidades do mundo todo.

No Space Apps, os participantes com diversas origens, perspectivas e qualificações formam equipes e são desafiados a criar soluções para problemas complexos na Terra e no Espaço.

Matheus destaca que foi uma experiência sensacional participar desse evento, principalmente com a equipe que ele faz parte.

“Sério, acho que as coisas só deram certo por que trabalhamos em equipe para fazer acontecer”, enfatiza.

Dos momentos de piadas para deixar o ambiente mais leve e descontraído até as críticas e apontamentos dos monitores. Tudo isso é colocado como algo positivo por Matheus.

“Aprendi muita coisa com cada pessoa e com o evento em si”, finaliza.

Desenvolvimento

A equipe denominada de Centauri, com cinco integrantes, escolheu o desafio Eeny, Meeny, Miney, Sample! O desafio tem por missão trazer amostras valiosas da Lua otimizando o tempo dos astronautas fora do módulo lunar.

“O processo de desenvolvimento foi todo colaborativo, considerando a especialidade de cada integrante”, destaca Gabriela Barreto, de 36 anos.

Equipe desenvolvimento o projeto | Foto Divulgação

A equipe iniciou com um brainstorm realizado no canvas de inovação (esquema visual que possibilita as pessoas co-criarem modelos analisando elementos).

Com a ideia estruturada, eles criaram um protótipo conceitual no SolidWorks utilizando para a movimentação das pernas o mecanismo Theo Jansen.

“Acoplamos o mecanismo dele com um outro mecanismo, desenvolvido pela equipe, cujo formato contempla elementos do tipo tesoura”, explica Gabriela.

Para a equipe, o grupo teve sinergia do primeiro ao último dia, se engajando com as atividades e disposto a dar o seu melhor. Isso tudo, aliado ao tema escolhido foram as chaves para o sucesso.[

Com a conquista do 1º lugar na categoria inspiração, Gabriela explica que a equipe foi escolhida para disputar o Global Awards, competindo com projetos à nível internacional.

Desde os tempos de criança

Matheus, Otavio e Vitor sempre estudaram juntos em Jaraguá do Sul, até Vitor partir rumo à capital catarinense. Os três fizeram um curso de robótica juntos e, por isso, Otavio não pensou duas vezes quando viu o evento.

“Assim que fiquei sabendo do Space Apps, eu convidei eles para irem comigo”, lembra.

Rodrigo e Gabriela Barreto, conheceram os três jaraguaenses no dia do Hackathon e integraram a equipe que foi a primeira classificada.

Integrantes equipe Centauri

  • Gabriela Barreto, 36 anos, de Florianópolis – É especialista em desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e aceleração de startups inovadoras;
  • Matheus Modro Krueger, 18 anos, de Jaraguá do Sul – Está cursando engenharia de software e é apaixonado por dados;
  • Otavio Murilo Rau, 18 anos, de Jaraguá do Sul – Cursa engenharia de produção e é membro de um projeto de extensão voltado para a inovação;
  • Rodrigo Luís Pereira Barreto, 30 anos, de Florianópolis – É engenheiro mecânico, pesquisando robótica com foco em projeto mecânico e metodologia de projeto de mecanismos;
  • Vitor Kuckenbecker Donini, 18 anos, de Jaraguá do Sul – Cursa engenharia de controle e automação.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger