Jaraguaenses estavam na Catedral de Notre Dame horas antes do incêndio

A aposentada Ivete Rocha, junto de sua filha Karine Rocha, ambas do Rio de Janeiro mas atualmente moradoras de Jaraguá do Sul, estiveram em frente a Catedral de Notre-Dame, em Paris, horas antes do prédio ser atingido por um incêndio na última segunda-feira (15). Ela e a família estão de férias pela Europa e logo que chegaram em Paris foram visitar a Catedral.

Em entrevista ao OCP, Ivete contou que ela tirou fotos em frente ao local e achou tudo muito lindo, sem nem acreditar no que veio a ocorrer depois. “É muito triste, ficamos chocados” relatou a aposentada.

Ainda não se sabe o que o causou o incêndio, mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A imprensa local relata que o caso é tratado como um acidente.

Danos

O incêndio na catedral de Notre-Dame começou por volta de 18h50 no horário local (13h50 em Brasília). “Todo o telhado foi destruído, toda a armação foi destruída, parte da abóbada caiu, e a flecha [uma torre isolada de 93 metros revestida de chumbo sobre o teto da nave] desabou”, disse Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris.

O comandante dos bombeiros, o general Jean-Claude Gallet, anunciou que a estrutura da catedral estava “salva e preservada na sua globalidade”. O fogo foi oficialmente declarado extinto somente na manhã desta terça-feira. Agora cabe aos serviços de emergência analisar o movimento das estruturas e algumas obras de arte serão retiradas do local com a ajuda de especialistas.

A construção da Catedral de Notre-Dame na Ilha de la Cité, uma pequena ilha rodeado pelo rio Sena, foi iniciada em 1163 e se estendeu até 1345. A catedral é o monumento mais visitado de Paris e da Europa, à frente de outras construções, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel – em 2018 foram mais de 13 milhões de visitas.

*Com informações da Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

Quer receber as notícias no WhatsApp?