Jaraguaenses criam abaixo-assinado contra o aumento da tarifa de transporte público

Foto Arquivo/Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/01/2019 - 05:01

O reajuste da tarifa de transporte público de Jaraguá do Sul tem rendido muita discussão. Para tentar chamar a atenção do poder público, um abaixo-assinado online foi criado na plataforma Change.org.

A meta é atingir 7,5 mil assinaturas e até a manhã de quarta-feira (9), pouco mais de 6,6 mil assinaturas já haviam sido validadas.

A página foi criada no último sábado (5) e conta com o apoio de usuários do transporte que reclamam da “tarifa mais cara do Brasil”.

Entre os comentários, há quem chame o reajuste de abuso, quem questione a qualidade do serviço prestado e aqueles que lembram a falta de concorrência em Jaraguá do Sul.

“É uma falta de consideração com a população que depende de condução pagar um absurdo desse e ainda por um serviço pífio”, escreveu uma apoiadora.

Outro lembra ainda que não há opção para os usuários do transporte. “É um absurdo. E por que só temos Canarinho em Jaraguá? Cadê a concorrência?”, questiona.

A nova tarifa entrou em vigor no primeiro dia do ano, passando para R$ 4,60 o valor antecipado e R$ 5 embarcado. O reajuste chega a 5,26% na tarifa embarcada e 6,98 na antecipada, percentual maior que o da inflação, que fechou o ano com menos de 4%.

Os novos valores tornaram a tarifa de transporte público de Jaraguá do Sul a mais cara do estado e, o abaixo-assinado questiona valores e contratos.

“É preciso acabar com esse monopólio do transporte público! Exigimos um novo edital de licitação, com mudanças no sistema e uma redução urgente da tarifa”, diz o texto.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?