Jaraguaenses celebram aniversário da cidade

Por: Elissandro Sutil

26/07/2017 - 06:07 - Atualizada em: 26/07/2017 - 09:37

A diversidade de Jaraguá do Sul ficou evidente com o desfile pela rua Walter Marquardt, na tarde ontem (25). Representantes de 47 entidades locais e da região caminharam com um sorriso no rosto de comemoração, mostrando as diferentes etnias, culturas, esportes, cultivos e até negócios que formam a cidade que completou os 141 anos de história.

Crianças, adolescentes, adultos. Famílias inteiras se coloram às margens da rua para acompanhar o desfile enquanto outras se prepararam para mostrar ao público seus costumes, totalizando um público de 10 mil pessoas, segundo a Prefeitura. Os presentes puderam sentir um gostinho de tudo que tem na cidade desde a educação, projetos sociais e voluntários, até esportivos e econômicos.

Entre as pessoas que prestigiavam atentamente ao desfile estavam o casal Rosemar e Eldomar Schlender, e os filhos Vitor e Vitória. As crianças, gêmeos de seis anos, desfilaram pelo grupo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) para o orgulho dos pais. “É legal trazer eles para participarem desses momentos para valorizarem a cidade e conhecerem melhor ela”, conta a mãe.

Conforme o prefeito em exercício Udo Wagner, o desfile serviu para consagrar a data. “A comunidade veio em massa, o que demonstra entusiasmo e amor pela cidade. Estamos muito felizes em poder comemorar os 141 anos de fundação daquela que é considerada a cidade mais segura do Brasil, resultado um trabalho feito a longo prazo e por todos os jaraguaenses”, afirma.

Para Wagner, esse é o momento de agradecer a todos que formam a cidade, desde as famílias dos colonizadores, aos que nasceram aqui, até aqueles que escolheram Jaraguá do Sul para viver. “Essa diversificação faz com que tenhamos essa força, onde todas as pessoas vêm para somar à cidade. Estão todos de parabéns e acredito que esse dia seja uma injeção de ânimo para que a cidade continue crescendo e que tenhamos dias melhores ainda na nossa querida Jaraguá”, completa.

VOLUNTARIADO MARCA ANIVERSÁRIO

Para a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, a maior marca de aniversário da cidade foi a entrega e parceria dos jaraguaenses. “Com pouco recursos promovemos muitas e grandes ações, graças também às parcerias. Não poderíamos fazer nada do que fizemos se não tivéssemos bons parceiros”, revela. Ela agradeceu ao público que se fez presente no desfile e parabenizou as diversas ações de voluntariado. “Jaraguá do Sul é assim, tem um trabalho voluntariado fortíssimo e essas 47 entidades que desfilaram mostraram a força do nosso voluntariado que em momento difícil são os braços da administração pública. Nós só temos a agradecer”, finaliza.

FAMÍLIA SE REÚNE PARA MOSTRAR O AMOR À CULTURA POLONESA

Caminhar pela rua com um sorriso no rosto, mesmo carregando o peso de quase nove quilos da roupa. Foi isso que fez Patrícia Kuskowski, membro da Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul. Com trajes vindos da Polônia, ela, o marido Agostinho Filho, e as filhas Marina e Sofia desfilaram para parabenizar a cidade e divulgar os costumes da etnia. “Desde o começo das atividades da associação a gente desfila porque é muito gratificante. É o momento de mostrar que nós também fizemos parte dessa história e também fazer com que mais pessoas conheçam nosso grupo”, conta.

Satisfeitos pela participação, eles contam que o peso do traje até passou despercebido, apesar do forte calor. “Os poloneses também estiveram presentes desde a colonização da cidade, então nada mais justo que fazermos nosso papel e comemorarmos junto com Jaraguá”, celebra Agostinho Filho. “Para a família é uma felicidade. Um momento de celebrar e mostrar para as pessoas que também se interessam pela cultura Polonesa”, completa. Além dos quatro, quem integrou o time da família do desfile na rua foram Regina e Agostinho, pais dele.

MULTIDÃO FEZ FILA PARA EXPERIMENTAR O BOLO

O desfile nem tinha terminado quando a autônoma Luzia Heinckemaier e a filha Isabelle, de quatro anos, se deslocaram até o Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos para garantir um pedaço do bolo. As duas eram umas das primeiras na enorme fila que se formou no local, todos à espera do doce comemorativo.

Luzia conta que foi a curiosidade da pequena Isabelle que levou as duas para lá. “Ela assistiu ao desfile também mas disse que queria experimentar o grande bolo, por isso viemos para cá”, diz. Natural do Paraná, mas há 26 anos morando em Jaraguá do Sul, ela defende a importância de levar a filha nessas comemorações. “Aqui é a cidade que escolhemos para morar e onde ela nasceu. Ela se identifica com outras festas da cidade, como a Schützenfest, e acho importante ela criar essa identidade com Jaraguá”, enfatiza.

Sem titubear, a pequena diz que valeu a pena a espera. Assim que pegou o pedaço de bolo, tratou de passar o dedo na cobertura para decretar: “está mesmo muito bom”.

Ao todo, foram distribuídos entre as pessoas presentes 141 quilos de bolo feitos por nove estabelecimentos do Núcleo de Panificação e Confeitaria, formado por empresas associadas da Acijs e Apevi. Após o parabéns e o corte do primeiro pedaço, feito pelo prefeito em exercício Udo Wagner, quem comandou a festa foi a banda In Natura.